ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

ESG na essência: Grupo Boticário é a empresa do ano no Melhores do ESG

A empresa nasceu com a sustentabilidade como princípio. Nos últimos anos, intensificou a visão ESG e quadruplicou o faturamento, para 30 bilhões de reais. A consistência fez da empresa o destaque do ano

Miguel Krigsner e Artur Grynbaum, do Boticário: “O crescimento não pode atrapalhar a cultura, ele precisa impulsionar a cultura” (Leandro Fonseca/Exame)

Miguel Krigsner e Artur Grynbaum, do Boticário: “O crescimento não pode atrapalhar a cultura, ele precisa impulsionar a cultura” (Leandro Fonseca/Exame)

Rodrigo Caetano
Rodrigo Caetano

Editor ESG

Publicado em 17 de junho de 2024 às 20h37.

Última atualização em 20 de junho de 2024 às 10h20.

A sustentabilidade está na essência do Grupo Boticário. Essa maneira de atuar, olhando para a questões sociais e ambientais e buscando ter um impacto positivo na sociedade, é um pilar da empresa de beleza desde sua fundação, em 1977. E a evolução é constante. Em 2023, o grupo avançou em sua estratégia de instituir uma governança baseada nos princípios socioambientais do ESG, uma abordagem que poucas empresas, no mundo, ousam adotar.

Ao colocar o G de governança como prioridade, o Grupo Boticário garante que a sustentabilidade fará parte de cada aspecto da companhia. Nada acontece sem que as dimensões do ESG sejam amplamente consideradas, e o incentivo para isso está na importância do tema para seus controladores. É por essa visão abrangente e sistêmica que o Grupo Boticário foi eleito como a empresa do ano na premiação Melhores do ESG, da EXAME.

O reconhecimento se dá, também, pelo desempenho do grupo nos negócios. Os números falam por si. De 2013 a 2023, o Grupo Boticário multiplicou seu faturamento por 4, e fechou o ano passado com receita superior a 30 bilhões de reais. O avanço ganhou tração nos últimos dois anos, quando a receita quase dobrou. A companhia vem expandindo o número de lojas (mais de 3.800), de marcas (já são 12), de lançamentos (já são 3.000 todos os anos) e de canais de distribuição (que incluem franquias, lojas próprias, comércio eletrônico, vendas diretas, farmácias e supermercados).

Some-se a isso uma estrutura que já tem 20.000 funcionários diretos, 25.000 indiretos, estimadas 2 milhões de distribuidoras porta a porta, 24 milhões de clientes recorrentes e mais de 50 países atendidos. Brasil adentro, existe uma loja do Boticário a cada 3 quilômetros. “Somos a empresa com a estrutura mais completa no mercado global de beleza”, diz Artur Grynbaum, sócio e vice-presidente do conselho da companhia.

Toda essa engrenagem está alicerçada na letra menos cobiçada do ESG. “Governança é o eixo central. As ações não podem ser falsas e têm de se encontrar num objetivo maior”, diz Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário. “Um novo modelo de loja, por exemplo, já pressupõe produtos certificados e arquitetura com tratamento de resíduos. Não pode ser um adicional, tem de fazer parte de cada decisão”, complementa Grynbaum.

Para os controladores do Boticário, a maior mostra da relevância da sustentabilidade é o fato de que as reuniões anuais com os 1.200 líderes tratam 70% do tempo sobre valores e apenas 30% sobre estratégia. “O crescimento não pode atrapalhar a cultura, ele precisa impulsionar a cultura”, diz Krigsner. E o retorno ao acionista? No ano passado, o Grupo Boticário encostou em sua principal concorrente no setor de beleza. A combinação de ESG e negócios em ritmo acelerado tem dado muito certo para a companhia.

Confira a lista completa de vencedores:

  • Agronegócio, alimentos e bebidas: Caramuru
  • Atacado, Varejo e Ecommerce: Mercado Livre
  • Bens de Capital e Eletroeletrônicos: Randon
  • Construção Civil e Imobiliário: Allos
  • Energia: Engie
  • Farmacêutico e Beleza: Grupo Boticário
  • Mineração, Siderurgia e Metalurgia: Aço Verde do Brasil
  • Moda e Vestuário: Malwee
  • Papel, Celulose e Produtos Florestais: Klabin
  • Combustíveis e Transição Energética: Vibra
  • Saneamento e Meio Ambiente: Ambipar
  • Saúde e Serviços de Saúde: Fleury
  • Serviços financeiros: Porto
  • Telecomunicações, Tecnologia e Mídia: Vivo
  • Transporte e Logística: CCR
Acompanhe tudo sobre:Melhores do ESG

Mais de ESG

Maior operadora de trilhos do Brasil evita emissão de 115 mil toneladas de CO2 em seis meses

Fundação Grupo Volkswagen lança projeto de geração de renda após impactar mais de 500 famílias

Bioeconomia: uma nova perspectiva para o desenvolvimento do Brasil

Exclusivo: Henkel aposta em biometano da Ultragaz em fábrica de SP e reduz emissões na produção