ESG

Apoio:

Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
ONU_500X313 CBA
ONU_500X313 Afya
ONU_500X313 Pepsico
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

ESG 2024: prepare-se para avançar em uma das carreiras mais promissoras do próximo ano

Assista ao workshop ESG: Carreira & Impacto e dê o primeiro passo na sua jornada rumo a uma carreira com propósito e ótimos salários

Candidatos com pelo menos uma competência verde têm 35% a mais de chances de conquistar uma vaga. em ESG. (PeopleImages/iStockphoto)

Candidatos com pelo menos uma competência verde têm 35% a mais de chances de conquistar uma vaga. em ESG. (PeopleImages/iStockphoto)

Júlia Cerqueira
Júlia Cerqueira

Content Writer

Publicado em 26 de dezembro de 2023 às 14h28.

Última atualização em 26 de dezembro de 2023 às 15h08.

O estudo Global Green Skills Report 2023, realizado pelo LinkedIn, revela que a participação de talentos verdes aumentou de 9,6% para 13,3% entre 2015 e 2021, crescimento equivalente a 38,5% nesse período. 

Em 2022, as vagas em ESG aumentaram 98%, segundo o relatório da consultoria britânica GlobalData, e tudo indica que o mercado se manterá aquecido para quem pretende trabalhar com ESG em 2024.

Neste cenário, a busca por especialistas na área surge acompanhada pela necessidade de encontrar perfis que tenham habilidades verdes (ou green skills) para atender às demandas das pautas ambientais, sociais e de governança. 

Não à toa, a porcentagem de ofertas de emprego que exigem pelo menos uma competência verde cresceu, em média, 22,4% no último ano. De acordo com o Relatório Global de Habilidades Verdes do LinkedIn, se o candidato tem pelo menos uma competência verde, ele tem 35% mais chances de conquistar a vaga.

Workshop ESG: invista R$ 37 em sua carreira e domine a sigla que não sai da boca dos CEOs. Clique aqui e saiba mais 

Habilidades verdes: conheça as 6 principais para trabalhar com ESG

As habilidades verdes podem ser definidas como a combinação de valores, percepções e atitudes que contribuem para a aplicação de um viés ESG em todos os modelos de negócios. Sendo assim, entende-se que elas não se referem apenas ao conhecimento técnico sobre práticas ambientais, mas também à capacidade de aplicá-las em diferentes contextos.

Essas técnicas são cada vez mais importantes devido à crescente preocupação com as questões ambientais e a necessidade de adotar práticas sustentáveis em diferentes setores da economia. 

Confira as seis principais habilidades, baseadas no relatório do LinkedIn.

  1. Capacidade de gerenciar de forma eficiente os resíduos sólidos, líquidos e gasosos, incluindo reciclagem, compostagem e disposição adequada, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono e minimizar o impacto ambiental.
  2. Habilidade para comunicar, conscientizar e educar outras pessoas sobre a importância da conservação e preservação do meio ambiente.
  3.  Conhecimento sobre tecnologias inovadoras e soluções ambientais, como sistemas de monitoramento de poluição, tratamento de água e ar, e tecnologias de controle de emissões.
  4. Saber avaliar o impacto ambiental de produtos e processos durante todo o seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até a eliminação, para tomar decisões mais sustentáveis.
  5. Conhecer práticas agrícolas que minimizem o uso de pesticidas, promovem a biodiversidade e reduzem a degradação do solo, ao mesmo tempo em que garantem a produção de alimentos.
  6. Dominar as políticas e regulamentações ambientais, e ainda desenvolver e implementar políticas que promovam a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.

Entenda de uma vez por todas as três letras que regulam o mundo corporativo hoje: clique aqui e saiba mais

Carreira em ESG: agora é a hora de investir 

Estudos apontam que essa onda de sustentabilidade vai perdurar pelo menos mais 22 anos e as empresas que não começarem a adotar estratégias sustentáveis que trazem diferenciais competitivos às organizações vão ficar para trás.

A busca por especialistas na pauta ESG é latente, mas ainda faltam profissionais qualificados para ocupar essas posições. Um levantamento do CFA Institute, grupo global de capacitação profissional, analisou 1 milhão de contas na plataforma LinkedIn e concluiu que menos de 1% dos perfis tinham qualificação na área.

Pensando em transformar os profissionais em protagonistas no mercado ESG, a EXAME está lançando o workshop ESG: Carreira & Impacto.

Por apenas R$ 37, os interessados terão acesso a três horas de treinamento sobre pontos essenciais do ESG para iniciar ou migrar para uma área promissora e de alto impacto na sua carreira, nos negócios e na sociedade. 

As aulas estarão disponíveis entre 15 e 23 de janeiro de 2024 e, no último encontro, os participantes terão uma aula ao vivo para tirar todas as dúvidas com a diretora de ESG da EXAME, Renata Faber. Clique aqui, faça sua matrícula e comece a infinidade de possibilidades profissionais que o ESG pode proporcionar. 

Participe do workshop ESG: Carreira & Impacto com direito a certificado e outros bônus; clique aqui e faça sua matrícula

*Este é um conteúdo apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de ESG

"Apenas 1% do que é anunciado nas Cúpulas do Clima chega nos povos indígenas", diz Sonia Guajajara

Indique Uma Preta: consultoria que nasceu no Facebook já impactou 27 mil profissionais negros

A COP29 está no limite e o fracasso não é uma opção, diz Guterres

O chamado de Gaia: o impacto da crise climática sobre as mulheres