ESG

Apoio:

Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
ONU_500X313 CBA
ONU_500X313 Afya
ONU_500X313 Pepsico
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Entenda como é calculada a sua conta de luz

Saiba quais valores e taxas compõem o valor final da fatura de energia

Fatura de energia elétrica: veja como se compõem os valores e impostos de cada conta. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Fatura de energia elétrica: veja como se compõem os valores e impostos de cada conta. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Publicado em 28 de outubro de 2024 às 14h00.

Última atualização em 28 de outubro de 2024 às 14h37.

Quando recebemos mensalmente a fatura da companhia elétrica, nos deparamos com uma grande quantidade de números e algumas informações que, à primeira vista, não são simples de entender. A conta de luz é, na verdade,  o registro da última parada de uma viagem que começa muitas vezes a centenas de quilômetros de distância, no lugar onde a eletricidade é produzida.

Composição da conta de luz

A tarifa de energia elétrica dos consumidores residenciais é composta pelos custos da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de tributos e encargos. A geração é o processo produção de eletricidade, e corresponde em média a 31% da conta de luz. A transmissão é o transporte de grandes blocos de energia pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) e preenche 5% da conta. A distribuição, por sua vez, é o serviço que leva a eletricidade desde as subestações até cada consumidor e responde por 21% dos custos.

Encargos e tributos

Os demais 44% da tarifa de energia são referentes a impostos e encargos bancados pelos consumidores de energia. Os encargos financiam política públicas, por exemplo, o desconto na conta de luz de consumidores de baixa renda e a produção de energia termelétrica em regiões remotas e isoladas, dentre outros.

Pelo lado dos impostos, pagamos a federação, estados e municípios, sendo a maior parcela corresponde ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo estadual que incide sobre a conta de luz.

Composição média da tarifa residencial

Fatura

Em geral, as faturas de energia incluem informações como os dados do cliente, volume de energia consumido em quilowatts-hora (kWh), detalhes sobre a leitura do consumo, data de vencimento e o valor a pagar. Há um espaço explicando os itens que compõem a tarifa, com o valor unitário e o total do item, as contribuições do PIS/Cofins, o ICMS, o valor da tarifa, etc.

Bandeiras Tarifárias

A tarifa também pode conter um valor referente às chamadas bandeiras tarifárias. A bandeira tarifária é um mecanismo utilizado para sinalizar ao consumidor condições de geração elétrica mais desafiadoras e, portanto, mais caras, além de cobrir as despesas relativas à eventual necessidade de acionamento de usinas com custo de operação mais alto, como as termelétricas. As bandeiras são designadas por cores que vão desde a “verde” (nenhum acréscimo às tarifas), passando pela “amarela”, até a bandeira “vermelha – patamar 2” (máximo acréscimo às tarifas).

A compreensão das várias parcelas da conta de luz indica possíveis caminhos para buscar sua redução no futuro.

Acompanhe tudo sobre:branded-contentPSR Energia em foco

Mais de ESG

Emissão de gases de efeito estufa batem novo recorde, alerta ONU

Sem kimchi? Coreia do Sul tem prato típico ameaçado por conta do calor

Às vésperas da COP29, ONU publica relatório sobre evolução climática do planeta

Azerbaijão: conheça o país sede da COP29 que será centro das negociações climáticas