ESG

Apoio:

Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
ONU_500X313 CBA
ONU_500X313 Afya
ONU_500X313 Pepsico
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Documentário sobre representatividade de mulheres nas ciências exatas é apresentado em escolas

Filme "Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro" foi elaborado pela organização de impacto social positivo Força Meninas; exibição celebra Dia da Menina, celebrado em 11 de outubro

Filme conta histórias inspiradoras de meninas que buscaram realizar projetos na área de tecnologia e ciências (3M/Divulgação)

Filme conta histórias inspiradoras de meninas que buscaram realizar projetos na área de tecnologia e ciências (3M/Divulgação)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 11 de outubro de 2024 às 09h00.

Última atualização em 11 de outubro de 2024 às 09h21.

A data de 11 de outubro foi marcada pela Organização das Nações Unidas como Dia Internacional da Menina. O objetivo era reconhecer os direitos e, claro, os desafios que jovens mulheres enfrentam em todo o mundo.

Como forma de celebrar e conscientizar a respeito da data, a plataforma de impacto social Força Meninas realizará sessões em escolas e institutos federais do documentário inédito Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro, que destaca o papel de mulheres nas áreas de STEM: ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

As exibições acontecerão em escolas do Ceará, Distrito Federal, Bahia e São Paulo. Após o documentário, os estudantes ainda participarão de uma roda de conversa com jovens inseridas no prêmio Mude o Mundo Como Uma Menina, promovido pela Força Meninas.

O objetivo da organização de impacto social positivo é despertar a curiosidade de meninas pelas áreas de exatas, cujas profissões ainda são majoritariamente ocupadas por homens.

"Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro"

O documentário foi criado a partir da pesquisa “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro - Meninas brasileiras e a inserção em STEM: abismo no presente diante de um horizonte para o futuro”, lançada em 2023 e conta histórias inspiradoras de meninas que buscaram realizar projetos na área a partir da comunidade Força Meninas.

As estudantes apresentadas no documentário, que ganharam o prêmio, apresentam os desafios para adentrar as ocupações apesar da falta de representatividade e dos estereótipos de gênero. A solidão enfrentada pelas mulheres que atuam na área é outro fator desafiador, e muitas vezes, excludente.

Déborah de Mari, CEO da plataforma Força Meninas, conta que o documentário é uma celebração de conquistas individuais, mas muito além disso. “O filme Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro tem o objetivo de dar pistas sobre como podemos mudar o futuro das meninas, revelando como essas jovens têm traçado seus próprios caminhos para transformar sonhos em realidade”, conta.

A Força Meninas é uma plataforma educativa que promove oficinas, mentorias e premiações para mulheres de 6 a 18 anos, capacitando e abrindo as portas para oportunidades de futuro para as jovens.

Confira as escolas em que o documentário será exibido:

  • Colégio Farias Brito, em Fortaleza
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte (CE)
  • Centro de Ensino Fundamental (CEF 101) do Gama, em Brasília (DF);
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Cantu (BA)
  • Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Camargo Aranha, na Penha, São Paulo (SP)
Acompanhe tudo sobre:MulheresTecnologiaEngenhariaMatemáticaMulheres executivasEmprego formal

Mais de ESG

O chamado de Gaia: o impacto da crise climática sobre as mulheres

O que é o mercado de carbono e por que ele pode alavancar a luta contra a crise climática

Rascunho atrasado e sem números: cresce temor sobre "COP do retrocesso"

COP29: países ricos se comprometem a parar de abrir centrais a carvão