ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd
Afya Cinza
Copasa Cinza
Danone Cinza
Ypê cinza

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Dia da Reciclagem: pontos de coleta do Assaí evitaram o descarte de 492 toneladas de resíduos

Postos espalhados por lojas de todo o país ajudaram na conscientização ambiental e circularidade de materiais que seriam descartados

Companhia também instaurou ações de reaproveitamento de resíduos, que já chegaram a 43% do que sobra das suas operações (Assaí Atacadista/Divulgação)

Companhia também instaurou ações de reaproveitamento de resíduos, que já chegaram a 43% do que sobra das suas operações (Assaí Atacadista/Divulgação)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 17 de maio de 2025 às 10h00.

Neste sábado, 17, é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem, data que busca aumentar a conscientização sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar.

Foi com o foco em melhorar a circularidade de materiais como pilhas, lâmpadas e embalagens que o Assaí Atacadista implementou os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em parte de suas lojas.

O local permite que resíduos de papelão, plástico, vidro, eletrônicos, papel, metal e até mesmo óleo vegetal recebam a destinação correta.

Em alguns PEVs, o descarte gera recompensas para os consumidores, como recargas de celular, saldo em bilhetes de transporte e aplicativos de delivery, descontos na conta de energia, cursos ou até itens da cesta básica.

Reciclagem e circularidade de resíduos

“Nós incentivamos nossos(as) clientes a participar dessa jornada sustentável conosco e estamos comprometidos em minimizar o impacto do consumo no meio ambiente, reforçando ações internas de reciclagem, compostagem e reaproveitamento na cadeia produtiva, reduzindo a geração nas operações e assegurando sua destinação correta”, afirma Fabio Lavezo, gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí.

Assaí atinge 45,8% de negros na alta liderança e avança na estratégia ESG

Em 2024, o Assaí recebeu cerca de 492 toneladas de resíduos por meio de mais de 600 pontos de coleta distribuídos em 24 estados e no Distrito Federal, mostrando o impacto positivo das ações ambientais.

Reaproveitamento de resíduos

Ainda no ano passado, o atacadista alcançou a marca de reaproveitamento de 43% dos resíduos gerados em suas operações — abrangendo lojas, centros de distribuição e sede administrativa — resultado de investimentos contínuos em compostagem, reciclagem e logística reversa.

Brasil define cinco setores prioritários para acelerar transição à economia circular

No estado de São Paulo, os pontos de entrega estão disponíveis em diferentes regiões da capital e do litoral, como Zona Sul, Zona Leste e Baixada Santista. Entre os endereços, há unidades em bairros como Cidade Dutra, Jacu Pêssego, Jaraguá/Taipas, além de municípios como Diadema, São Vicente e Praia Grande.

A lista completa dos locais com Pontos de Entrega Voluntária pode ser consultada no site da empresa.

Acompanhe tudo sobre:ReciclagemEconomia CircularLixoAssai

Mais de ESG

Risco como oportunidade: o papel das garantias no financiamento climático

Governo quer plantar 300 mil hectares nas cidades até 2050 para enfrentar desigualdades climáticas

Tubarões meteorologistas? Como animais se tornaram caçadores de furacões no Atlântico

O grande desafio da modernização da transmissão de energia em São Paulo