Oferecimento:
COP30 define agenda temática com foco em soluções climáticas globais (//Thinkstock)
Redatora
Publicado em 5 de agosto de 2025 às 17h32.
Última atualização em 5 de agosto de 2025 às 17h39.
A organização da 30ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP30), marcada para ocorrer em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro de 2025, divulgou o calendário oficial dos dias temáticos.
Conforme nota oficial, a programação está estruturada para promover a implementação de políticas, inclusão de múltiplos atores e aprofundar o debate sobre soluções concretas para a crise climática.
Com mais de 30 temas interligados, a agenda terá como objetivo estimular a cooperação entre governos, setor privado, academia e sociedade civil.
Os temas estão alinhados aos eixos da Agenda de Ação da COP30, proposta pela presidência brasileira, que envolvem:
A programação se dividirá entre as Zonas Azul e Verde - espaços direcionados, respectivamente, às negociações formais entre os países e à participação de organizações não governamentais, movimentos sociais, empresas, governos subnacionais e outras entidades.
A conferência será estruturada em blocos de dois dias, com cada conjunto dedicado a temas específicos e interconectados. Veja o calendário:
A organização da COP30 recomenda que governos, empresas, entidades filantrópicas e representantes da sociedade civil planejem sua participação de acordo com os dias temáticos mais relevantes para suas áreas de atuação.
A expectativa é que a estrutura facilite o engajamento e a coordenação de atividades paralelas.Além dos debates e negociações, a programação diária contará com eventos culturais, apresentações de projetos e iniciativas de implementação.
Segundo a CEO da COP30, Ana Toni, o calendário visa permitir que diferentes setores da sociedade encontrem seu espaço dentro da conferência e participem de forma ativa nas decisões globais sobre o clima.
"Queremos que pessoas de todas as pessoas, como cientistas e estudantes, ministros e prefeitos, ativistas e artistas, vejam onde se encaixam nessa agenda e planejem se juntar a nós em Belém para uma ação coletiva", disse Toni.