ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd
Afya Cinza
Copasa Cinza
Danone Cinza
Ypê cinza

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

COP29: países ricos se comprometem a parar de abrir centrais a carvão

Entre os signatários estão Reino Unido, Canadá, França, Alemanha e Austrália; Já a China, Índia e Estados Unidos não apoiaram a iniciativa

 (John W Banagan/Getty Images)

(John W Banagan/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 20 de novembro de 2024 às 17h54.

Última atualização em 20 de novembro de 2024 às 17h55.

Ao todo 25 países, a maioria deles ricos, comprometeram-se nesta quarta-feira (20) na COP29 a não inaugurar mais centrais a carvão sem sistemas de captura de CO2, na esperança de encorajar outras nações a abandonarem essa fonte de energia. 

O Reino Unido, que acaba de fechar a sua última central a carvão, Canadá, França, Alemanha e Austrália, um grande produtor de carvão, assinaram esse apelo voluntário durante a conferência da ONU sobre o clima em Baku. China, Índia e Estados Unidos não apoiaram a iniciativa. 

Os signatários afirmaram que seus próximos planos climáticos não incluirão nenhuma central a carvão que não possua mecanismos de captura de CO2

O compromisso, porém, não os obriga a desistir da extração ou exportação de carvão, cuja queima gera mais CO2 do que petróleo e gás. Seu uso continua aumentando em todo o mundo.

"O compromisso de iniciar a transição dos combustíveis fósseis deve ser concretizado com ações reais no terreno", declarou Wopke Hoekstra, responsável da Comissão Europeia para o Clima, que assinou o apelo.

Os novos projetos de carvão "devem parar", declarou o secretário britânico de Energia, Ed Miliband, também presente em Baku.

O fato de a Austrália, cujo governo trabalhista tem planos ambiciosos sobre questões climáticas, ter assinado foi aplaudido pelas ONGs.

"A porta do carvão foi fechada. Agora temos que trancá-la", disse à AFP Erin Ryan, da filial australiana da Climate Action Network.

Angola, Uganda e Etiópia estão entre os outros signatários deste compromisso, desenvolvido com a aliança "Powering Past Coal".

Acompanhe tudo sobre:COP29COP30Mudanças climáticasClima

Mais de ESG

ESG Summit: setor privado investe em saúde e saneamento para enfrentar desigualdades

Área antes submersa em represa na Ucrânia vira floresta após colapso causado por guerra

Efeito 'sapo fervente' dificulta percepção da crise climática, aponta estudo

Fundos sustentáveis se recuperam no segundo trimestre, puxados pela Europa e Ásia