ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Contra a Dengue, QuintoAndar utiliza biotecnologia em casas

Previsão é de impactar 6 mil pessoas na primeira etapa de implementação, em São Paulo

Caixas do Bem: serão distribuídas caixas com ovos de mosquitos machos com uma característica autolimitante, para evitar a proliferação da dengue (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Caixas do Bem: serão distribuídas caixas com ovos de mosquitos machos com uma característica autolimitante, para evitar a proliferação da dengue (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Fernanda Bastos
Fernanda Bastos

Repórter de ESG

Publicado em 21 de abril de 2023 às 08h03.

Última atualização em 27 de abril de 2023 às 12h51.

Entre janeiro e fevereiro deste ano, o Brasil registrou quase 160 mil casos de dengue, segundo o Ministério da Saúde. O dado corresponde a uma alta de quase 50% em relação ao mesmo período de 2022. Em São Paulo, a alta foi de 47%. Houve também o acúmulo de água gerado pelas últimas chuvas do verão, que aumentam as probabilidades de proliferação do mosquito Aedes Aegypti – responsável pela dengue. Pensando nisso, o QuintoAndar, em parceria com a Oxitec, lançou o “Casas contra o Aedes”, iniciativa que usa tecnologia para o combate da doença. 

Para isto, serão distribuídas às casas do portfólio a Caixa do Bem, caixas com ovos de mosquitos machos com uma característica autolimitante. Os mosquitos nascem e se dispersam perto das caixas para acasalar com fêmeas Aedes Aegypti. Do cruzamento, nascem apenas machos, que não picam e por isso, não transmitem a doença. 

“O QuintoAndar se alia ao combate da dengue para ajudar a atenuar esse problema crônico no país. Vamos empregar tecnologia para fazer esse controle biológico, sem ferir o meio ambiente. Além disso, queremos dar visibilidade ao problema que afeta a população, principalmente nesta época de fortes chuvas”, diz a diretora de marketing do QuintoAndar, Flávia Mussalem.

O projeto será aplicado, inicialmente, no bairro do Jabaquara, em São Paulo. Ali, serão espalhadas Caixas do Bem em mais de 70 locais mapeados, o que corresponde a uma zona de 400 mil m², para proteger 6 mil pessoas. O próximo passo é expandir o programa para distribuir 200 caixas gratuitamente – tanto pelo site do QuintoAndar como pelos canais da Oxitec.

A marca ainda lançou filmes e peças para apoiar discussões de saúde sobre o tema. O filme, por exemplo, mostra o que cada cidadão pode fazer para evitar a proliferação por meio da tecnologia disponibilizada. As companhias também contarão com conteúdos especiais do dr. Dráuzio Varella, com informações relevantes sobre a dengue no Brasil. 

Acompanhe tudo sobre:DengueBrasilQuintoAndar

Mais de ESG

Brasil destinou apenas 3% do orçamento para prevenção e mitigação de desastres na última década

Nvidia usa IA e gêmeos digitais para impulsionar parques eólicos offshore no Brasil

Governo mobiliza 26 mil leitos em Belém, metade do necessário para a COP30

Projetos sustentáveis têm impacto positivo no valor de empresas, diz estudo da Universidade de Doha