ESG

Apoio:

Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
ONU_500X313 CBA
ONU_500X313 Afya
ONU_500X313 Pepsico
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Conexão Pelo Clima: evento debate o elo entre meio ambiente e economia

Encontro de negócios pelo clima terá como tema central a retomada verdade, que pode adicionar R$ 2,8 trilhões ao PIB do Brasil, em 10 anos

Estudo do WRI mostra que retomada verde pode gerar um acréscimo de 15% no PIB, na próxima década, o que significa um ganho extra de 2,8 trilhões de reais (Adam Gault/Getty Images)

Estudo do WRI mostra que retomada verde pode gerar um acréscimo de 15% no PIB, na próxima década, o que significa um ganho extra de 2,8 trilhões de reais (Adam Gault/Getty Images)

RC

Rodrigo Caetano

Publicado em 21 de setembro de 2020 às 08h07.

Começa hoje, às 10h, o Conexão Pelo Clima, evento que tem como objetivo debater a relação entre meio ambiente e economia. Este ano, o tema central será a recuperação econômica no pós-pandemia, com foco na chamada retomada verde, que é a ideia de incluir a transição para uma economia de baixo carbono nos planos de recuperação econômica. 

Segundo um estudo realizado pelo World Resources Institute (WRI), entidade conservacionista americana, em parceria com outras seis instituições, o Brasil, com suas dificuldades históricas, tem uma chance única de dar um salto de desenvolvimento caso priorize os setores e as tecnologias de baixo carbono. A retomada verde pode gerar um acréscimo de 15% no PIB, na próxima década, o que significa um ganho extra de 2,8 trilhões de reais e um aumento líquido superior a 2 milhões de empregos na economia.

Os pesquisadores mapearam um total de 10 mil tecnologias relacionadas à economia de baixo carbono e analisaram as políticas econômicas, industriais e agrárias em curso ou a serem implementadas pelo governo. A partir de modelagens econômicas, traçaram dois cenários com níveis crescentes de intensificação das medidas de transição e os compararam com o business as usual, ou seja, uma retomada pós-pandemia puxada por tecnologias antigas, como o petróleo.

Por causa da pandemia, o evento será realizado no formato online pela primeira vez. Estão confirmadas as participações de Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda; Sergio Humberto Graf Montero, secretário do Meio Ambiente de Jalisco, no México; e Christiana Figueres, ex-secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). 

O evento terá a duração de dois dias. No primeiro, o foco será o agronegócio, com debates sobre os desafios relacionados à produção de alimentos, ao uso sustentável da terra e à valorização das florestas. O segundo dia será dedicado às cidades, abordando temas como energia, indústria e planejamento urbano sustentável. 

A Feira Conexão Carbono Zero, realizada junto ao evento e que reúne negócios ligados à economia de baixo carbono, foi adiada para 2021, também em virtude da pandemia. A organização do evento e da feira é feita em parceria entre o Instituto O Mundo Que Queremos, a Carbon Disclosure Project (CDP) da América Latina e a Climate Ventures.

O Conexão Pelo Clima será transmitido no YouTube.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioClimaMeio ambienteMudanças climáticas

Mais de ESG

Entenda os principais acordos da COP29 em Baku

COP29: ONU esperava mais ambição. Leia reações de países ao acordo final

COP29 aprova US$ 300 bi para financiamento climático após muito impasse

COP29: Regras de mercado de carbono internacional são aprovadas