ESG

Óculos feitos de lixo? Entenda o lançamento sustentável da Chilli Beans

Em parceria com a ONG Eco Local Brasil, a marca está lançando uma coleção feita de materiais retirados dos mares, como plásticos e redes de pesca

Nova coleção da Chilli Beans tem óculos feitos com lixo retirado dos mares (Chilli Beans/Divulgação)

Nova coleção da Chilli Beans tem óculos feitos com lixo retirado dos mares (Chilli Beans/Divulgação)

A Chilli Beans está lançando uma linha de óculos feitos a partir de resíduos retirados do oceano como uma nova aposta para atingir sua missão em prol da sustentabilidade. A coleção, chamada de Chilli Beans ECO, é fruto de uma parceria com a ONG Eco Local Brasil, que apoia a remoção de lixo e promove ações de limpeza em praias e outros pontos do litoral brasileiro, além de criar ações de edução ambiental em escolas.

Acompanhe em primeira mão todas as notícias sobre a COP26

Segundo a empresa, a ação reforça o compromisso da Chilli Beans de investir em tecnologias que prorizem o meio ambiente e, com isso, minimizem os impactos dos resíduos descartados pelas operações. A gestão de resíduos é um desafio particular ao setor de moda, que ainda segue a premissa de coleções sazonais e de rápida substituição.

Por essa razão, o esforço sustentável como um todo começou há três anos na empresa, quando o fundador da marca, Caito Maia, passou a investir em pesquisas e desenvolvimento de materiais sustentáveis e resistentes para as coleções.

“Nossos designers ficaram anos pesquisando o método ideal para desenvolver a linha ECO. Tudo porque fizemos questão de proporcionar um produto reciclado, com máxima qualidade e estilo, e que superasse todas as expectativas. Todas as peças têm como base de matéria-prima o nylon, vindo das redes de pesca que são jogadas no oceano”, diz Maia.

Parte do lucro obtido com as vendas será destinada à ONG e seus projetos de limpeza e educação ambiental. A ideia é que, após o lançamento, a coleção se torne contínua, com novos modelos anunciados frequentemente. A intenção está relacionada à percepção de que o mercado para os produtos amigáveis ao meio ambiente é gigantesco. Segundo a Chilli Beans, os óculos sustentáveis podem representar até 10% das vendas totais da marca já no próximo ano.

“Ser sustentável vai muito além do reciclar, são verdadeiras mudanças de hábito. É olhar para o que você consome e saber o que gera resíduos no mundo e pode ser substituído”, diz.

 

Acompanhe tudo sobre:Chilli BeansSustentabilidade

Mais de ESG

Com maior atração de alunos, Ânima retoma crescimento no 1º tri

De olho em Leão XIV? Não se esqueça do felino mais temido para quem precisar declarar o IR 2025

O que é “risk parity” e por que essa estratégia ganhou espaço em fundos globais?

O que são “dark pools” e como funcionam as negociações fora do mercado tradicional?