ESG

Caixa e Absolar firmam parceria para financiamento de projetos de energia solar

O acordo pretende auxiliar economicamente o avanço da energia solar no Brasil e beneficiar os consumidores com a redução do custo de capital para as empresas

Financiamento na área de energia solar: CAIXA e ABSOLAR disponibilizam condições especiais (Divulgação)

Financiamento na área de energia solar: CAIXA e ABSOLAR disponibilizam condições especiais (Divulgação)

A geração de energia solar trouxe ao Brasil mais de R$ 70 bilhões em investimentos, desde 2012, criando 387,6 mil empregos. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Pensando nesse contexto, a Absolar e a Caixa assinaram uma parceria para disponibilizar linhas de crédito exclusivas para esse segmento de energia limpa.

O projeto tem como objetivo viabilizar novos investimentos em território nacional e estimular a criação de mais empregos, renda e oportunidades para empreendedores – além de ampliar o acesso à tecnologia fotovoltaica aos consumidores residenciais, pequenos negócios e produtores rurais. As linhas já estão disponíveis para os associados da Absolar, mas a Caixa não divulgou os valores dos juros praticados. A expectativa é que os consumidores se beneficiem da redução do custo de capital para as empresas, que poderão praticar preços menores.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia

“O avanço da energia solar no Brasil é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e ambiental e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população”, comenta Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar.

Ainda segundo dados da Absolar, atualmente, o Brasil tem mais de 1,2 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, possibilitando opções mais econômicas e sustentáveis para mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras. A Associação afirma que a tecnologia solar fotovoltaica está presente em mais de 5,4 mil municípios e em todos os estados brasileiros, sendo que os estados líderes: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina.

“A geração própria de energia solar representa um enorme potencial de geração de empregos e renda, atração de novos investimentos e apoio à sustentabilidade e ao combate às mudanças climáticas”, observa Sauaia.

Confira aqui os valores e as taxas de juros das linhas exclusivas

Assine a newsletter EXAME ESG, com os conteúdos mais relevantes sobre diversidade e sustentabilidade nos negócios

 

Acompanhe tudo sobre:SustentabilidadeCaixaCréditoExame Hoje

Mais de ESG

Dólar fecha em queda com expectativa de queda de juros nos EUA

BB e FAO se unem para desenvolver bioeconomia amazônica e expandir modelo na América Latina

Com compra da Tupi Mob, WEG avança no bilionário negócio de recarga de carros elétricos

Ibovespa fecha em queda, alinhado com exterior, mas mantém os 142 mil pontos