BTG Pactual lança ‘BTG SOMA Diversidade’ programa de aceleração social com foco em diversidade e inclusão (Reprodução/Getty Images)
Marina Filippe
Publicado em 19 de julho de 2022 às 10h57.
O BTG Pactual (do mesmo grupo controlador da EXAME), em parceria com a Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID Brasil), abre as inscrições do BTG Soma Diversidade, programa de aceleração voltado às organizações sociais que atuem com medidas de inclusão social, equidade e diversidade.
Receba gratuitamente a newsletter da EXAME sobre ESG. Inscreva-se aqui
Serão selecionadas dez organizações que terão acesso a mais de 60 horas de aulas e workshops com profissionais referência no setor, que abordarão temáticas de liderança de alto impacto, modelo de negócios, sustentabilidade financeira e expansão de impacto. Além disso, as organizações receberão mentorias com especialistas do BTG Pactual. No total, serão seis meses de capacitação e mentoria online.
São elegíveis projetos que atuem nas temáticas: negócio social, de impacto, ou outro tipo de organização com foco social, com ou sem fins lucrativos. Outra exigência é ter, no mínimo, um ano de existência formal, comprovável por meio de estatuto ou contrato social, e atestar a sua atuação em linha com a proposta da promoção da equidade, diversidade e inclusão de um ou mais dos seguintes públicos minoritários: mulheres, pessoas com deficiência, negras e pardas ou LGBTQIAP+.
“Estamos muito felizes com os resultados do BTG Soma que, em quase três anos de existência, já capacitou 36 organizações. Já tínhamos o programa com enfoque em Educação e Meio Ambiente, pilares de atuação do BTG, mas entendemos que fazia sentido ampliar a capacitação abrangendo as temáticas da Diversidade e Inclusão, por acreditar e apoiar a causa”, diz Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.
Como nas outras edições, o BTG Soma Diversidade contará com um comitê social, formado por grandes nomes do mercado, entre eles, Morena Carvalho, sócia do BTG Pactual, Maitê Lourenço, CEO e Fundadora da BlackRocks Startups e Leonardo Gontijo, Diretor do Instituto Mano Down.
“O BTG Soma beneficia muita gente. O programa consegue acelerar a maturidade da administração de uma organização e a expansão do seu impacto social. Isso só é possível pela jornada muito assertiva que o programa proporciona”, afirma Isabela Bonet, CEO da ASID Brasil.
Desde 2020 o BTG Pactual fomenta o desenvolvimento institucional e a sustentabilidade financeira de organizações brasileiras por meio do BTG Soma, que está na 4ª edição e, a partir deste ano, contará com três edições em frentes de atuações diferentes: uma focada em educação, outra direcionada a iniciativas de meio ambiente e, agora, um programa voltado para diversidade e inclusão.
Até agora, o programa apoiou 36 instituições com mais de 350 horas de capacitação e workshops, além de quase mil horas de mentoria, ministradas por mais de 140 voluntários do BTG. Em média, as ONGs que passam pelo programa alcançam mais de 90% das metas estipuladas no plano de desenvolvimento do programa. Entre os temas trabalhados estão liderança e gestão, sustentabilidade financeira e expansão de impacto.
Para participar da seleção, as organizações precisam se inscrever até 19 de agosto no site.
Leia também