ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Brasil vai emitir 'títulos verdes' no segundo semestre, diz secretário da Fazenda

Objetivo é ajudar a financiar transição para a economia de baixo carbono. Para Guilherme Mello, país tem 'potencial enorme'

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de junho de 2023 às 13h36.

A emissão de “títulos verdes” da dívida externa está nos planos do Ministério da Fazenda e deverá ser feita no segundo semestre deste ano, afirmou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, em palestra nesta segunda-feira.

Em janeiro, nos primeiros dias do novo governo federal, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, já havia sinalizado com essa perspectiva. O secretário de Política Econômica prometeu para logo, também, a regulamentação do mercado de créditos de carbono.

Secretário explica porque títulos verdes são importantes

Segundo Mello, a emissão de “títulos verdes” exerce um papel importante no plano para a “transição ecológica” que, disse o secretário, está em gestação no Ministério da Fazenda. Isso porque os investimentos necessários para fazer a mudança para uma economia de baixo carbono são vultosos, ao mesmo tempo em que o Brasil tem um “potencial enorme” para atrair investidores internacionais e captar recursos para a agenda ambiental.

"Depois de muitos anos fora do mercado, o Brasil voltou a fazer emissão da dívida externa no primeiro semestre, o que ajuda a fazer curva de precificação (dos juros da dívida). Agora, estamos trabalhando arduamente, o Tesouro Nacional está voltado para isso, para a emissão de títulos sustentáveis no segundo semestre", afirmou Mello, em palestra durante o seminário Financiamento para o Grande Impulso para a Sustentabilidade, organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) das Nações Unidas.

Acompanhe tudo sobre:Ministério da FazendaTítulos públicosEconomia verde

Mais de ESG

Cooperativa da Amazônia triplica faturamento com exportação de açaí em pó

ENGIE Brasil Energia recicla em tempo recorde 2900 toneladas de painéis solares

Mulheres negras e indígenas são foco de capacitação no setor da moda

Como as tarifas de Trump podem impactar o mercado energético brasileiro?