ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Brasil terá alerta em caso de desastres naturais

Sistema, que deve ser lançado em maio, vai emitir avisos pelo celular em caso de alagamentos e deslizamentos decorrentes de chuvas intensas

Crítico: desastres naturais, causados por mudanças climáticas, são cada vez mais comuns (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Crítico: desastres naturais, causados por mudanças climáticas, são cada vez mais comuns (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Publicado em 18 de abril de 2024 às 17h39.

Até maio, um sistema de alerta, por meio de mensagens de celular, que ajudará a população em situações de desastres naturais, como alagamentos e deslizamentos decorrentes de chuvas intensas, deverá ser colocado em prática pelo governo federal. A informação é do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

A ação será implementada por meio do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. O objetivo é aumentar a sinergia entre os entes federados, organizar e definir planos de contingência mais eficientes para informar a população sobre ocorrências desse tipo. Com os sistemas de alerta, as pessoas vão saber o que fazer e para onde ir quando houver uma situação emergencial.

Muita ou pouca água

Com o sistema de alerta, o ministério espera compor um plano para organizar e dar celeridade às respostas para situações de falta ou excesso de água.

"Para tanto, vamos organizar melhor a sinergia entre governos federal, estadual e municipal”, diz Góes. O plano prevê uma série de treinamentos e capacitações das defesas civis para estabelecer um “sistema de mensagem que vai direto ao celular”, com a diminuição do tempo de resposta de autoridades e da população.

O ministro defende investimentos em planos de contingência que protejam as pessoas em situações emergenciais., mas também uma nova cultura que envolva a participação da população "O Brasil não tem uma cultura de planos de contingência, nem a experiência de viver eventos extremos [como outros países]. E isso é algo, hoje, muito recorrente, devido aos eventos extremos”, diz.

“Nós vamos começar [a implementar o programa de alerta] até final do próximo mês [maio]. Está tudo pronto nos ministérios de Integração e Desenvolvimento Regional; das Comunicações; da Secretaria de Comunicação do governo; e na Anatel”, antecipou o titular da pasta. (com Agência Brasil)

Acompanhe tudo sobre:infra-cidadãChuvasDeslizamentosGoverno Lula

Mais de ESG

Nova tecnologia ajuda a prevenir apagões e combate gargalo da energia solar

Ambev abre inscrições para VOA, programa de voluntariado com foco em inclusão produtiva

Bar flutuante da Heineken financia soluções sustentáveis em cidades do Sul

Acordo inédito entre Governo de SP e indígenas estabelece gestão compartilhada de parque estadual