ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Brasil realiza a primeira venda de crédito de reciclagem de resíduos orgânicos do mundo

A transação pioneira, divulgada com exclusividade para a EXAME, cria novas oportunidades para a economia circular, ao transformar resíduos em uma fonte de renda e regeneração de ecossistemas

Para Ian McKee, CEO da Carrot, o projeto ajuda a provar que a reciclagem pode ser rentável

Para Ian McKee, CEO da Carrot, o projeto ajuda a provar que a reciclagem pode ser rentável

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 6 de maio de 2025 às 16h04.

Última atualização em 6 de maio de 2025 às 16h12.

Tudo sobreReciclagem
Saiba mais

O Brasil acaba de marcar um feito inédito no avanço da economia circular: a venda do primeiro crédito de reciclagem de resíduos orgânicos do mundo. A transação, realizada por meio da Carrot, uma plataforma especializada no rastreamento e certificação de atividades de reciclagem, mostra novas possibilidades para esse tipo de material, responsável pela maior fatia do que chega nos aterros sanitários do país.

O BOLD Recycling Credit, como foi denominado o crédito de reciclagem, é um ativo ambiental digital que recompensa todos os envolvidos no processo de coleta, transporte e compostagem de resíduos orgânicos. A informação foi divulgada com exclusividade para a EXAME.

Esse crédito, agora certificado e auditado de forma independente, prova que é possível transformar os resíduos orgânicos em um recurso valioso, ao mesmo tempo em que gera benefícios financeiros para a cadeia de reciclagem.

Atualmente, apenas 18% dos resíduos globais são reciclados, mesmo com mais de 90% possuindo potencial para isso. Resíduos orgânicos, como restos de alimentos e materiais verdes, representam metade de todo o lixo gerado mundialmente.

No entanto, a maior parte desses resíduos ainda é descartada em aterros sanitários, onde liberam metano, um gás de efeito estufa extremamente prejudicial. Os créditos de reciclagem surgem como uma solução para esse problema, garantindo que os materiais orgânicos sejam destinados de maneira correta e transportados para pátios de compostagem.

Como funcionam os créditos de reciclagem?

A cada crédito de reciclagem vendido, 70% do valor arrecadado é destinado diretamente para aqueles que atuam na cadeia de reciclagem — catadores, motoristas e operadores de compostagem — beneficiando a economia local, prevenindo a poluição e regenerando ecossistemas. A transação também oferece benefícios para empresas e organizações que atuam no setor, como a Eco Adubos, central de compostagem que participou da venda inicial.

O primeiro crédito BOLD foi adquirido pelo Instituto Fefig, uma organização brasileira sem fins lucrativos voltada à educação. Marcelo de Godoy Martins, parceiro logístico da operação, destacou os benefícios diretos da venda: "O valor recebido ajudou a cobrir os custos anuais do nosso sistema de digitalização de resíduos e trouxe mais controle e eficiência para os nossos processos."

Desenvolvido com tecnologia blockchain e validado pela Bureau Veritas, o sistema BOLD permite rastreabilidade, garantindo que cada etapa do processo seja verificável.

Empresas brasileiras apostam na IA para acelerar metas ESG em ano de COP30, diz estudo

Ian McKee, CEO da Carrot, ressaltou a importância do projeto. "Estamos provando que reciclagem pode ser rentável, transparente e regenerativa ao mesmo tempo. Quando a circularidade se torna financeiramente vantajosa para todos os envolvidos, ela tem o poder de transformar o sistema de resíduos no mundo inteiro — do descarte para a regeneração."

A venda do primeiro crédito BOLD abre as portas para uma nova era na gestão de resíduos, permitindo que qualquer indivíduo ou empresa contribua para a recuperação de resíduos orgânicos e participe ativamente da transformação para um mundo mais sustentável.

Acompanhe tudo sobre:ReciclagemLixoCréditos de carbonoEconomia Circular

Mais de ESG

Um ano após enchentes, fundo filantrópico prevê mobilizar R$ 378 milhões para a reconstrução no RS

Grupo Petrópolis e SoulCode Academy abrem vagas de capacitação para pessoas com deficiência

Tempestade de poeira paralisa Arábia Saudita e evidencia crise ambiental no Oriente Médio

Empresas brasileiras apostam na IA para acelerar metas ESG em ano de COP30, diz estudo