ESG

Biden: Transição energética deve assegurar que todos tenham oportunidade

Durante pronunciamento na Cúpula do Clima, Biden afirmou que é preciso acelerar o desenvolvimento de tecnologias para viabilizar metas ambientais

Presidente americano Joe Biden durante Cúpula do Clima (Al Drago-Pool/Getty Images)

Presidente americano Joe Biden durante Cúpula do Clima (Al Drago-Pool/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 23 de abril de 2021 às 11h38.

Última atualização em 23 de abril de 2021 às 11h39.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a Cúpula do Clima é o começo "para tornar reais nossos objetivos" para combater mudanças climáticas. Ele ressaltou que a adoção de projetos para renovar as fontes de energia vai criar milhões de empregos bem remunerados, em vários setores produtivos. "Durante a transição energética temos de assegurar que todos tenham oportunidade", destacou. "Precisamos acelerar o desenvolvimento de tecnologias para viabilizar metas ambientais."

Fique por dentro das principais tendências das empresas ESG. Assine a EXAME.

Redução de carbono

A secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, afirmou nesta sexta-feira na Cúpula do Clima que é necessário aumentar a ambição em inovação para viabilizar as aspirações ambientais que o mundo tem hoje para combater o aquecimento global, sobretudo com grande redução de emissão de carbono nos próximos anos. "A nova energia renovável será um mercado de muitos trilhões de dólares e criará milhões de empregos bem remunerados", comentou.

Na mesma conferência, o diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, destacou que a "retórica de defesa ambiental não corresponde a dados" relativos ao aquecimento global, que indica um "caminho perigoso" para a humanidade.

Contudo, Birol ressaltou que iniciativas estão sendo adotadas para reduzir a emissão de carbono, o que conta com adesão de consumidores em termos mundiais, pois segundo ele, as vendas de automóveis elétricos atingirão recordes neste ano. "Mas precisamos fazer mais. É necessário drástico corte de emissões de C02 de carros, caminhões e aviões", destacou. "É importante avançar em inovação, pois muito da redução da emissão de carbono virá de tecnologias que ainda não estão em plena atividade."

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Joe BidenMudanças climáticas

Mais de ESG

Após queda no lucro da Tesla, Musk afirma que reduzirá vínculos com governo Trump

No Dia da Terra, quem são os heróis que conquistaram o 'Oscar do Meio Ambiente'

Tesla: Lucro cai 71%, para US$ 409 milhões, abaixo do esperado; ações têm leva alta no pós mercado

Quanto rende R$ 80 mil investidos em LCI/LCA isentas de IR?