ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Amaggi recebe primeira autorização para teste de biodiesel em embarcação fluvial

A performance do B100, que começará a ser usado nos próximos dias nas barcaças da Hermasa, subsidiária do grupo produtor de grãos, será mensurada e precisará do ok final da ANP

Descarbonização: barcaças da Hermasa, abastecidas com o biocombustível, levarão os grãos entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM) (Amaggi/Divulgação)

Descarbonização: barcaças da Hermasa, abastecidas com o biocombustível, levarão os grãos entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM) (Amaggi/Divulgação)

Paula Pacheco
Paula Pacheco

Jornalista

Publicado em 12 de abril de 2024 às 18h07.

Última atualização em 12 de abril de 2024 às 18h13.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deu sinal verde para que a Amaggi, o gigante do setor de grãos, utilize o biodiesel B100 em sua frota fluvial, em fase experimental. É a primeira autorização do país para uso do biocombustível em uma embarcação.

Segundo a ANP, a Hermasa Navegação da Amazônia, subsidiária integral do Grupo Amaggi, responsável pela navegação fluvial e operações portuárias, estará à frente da operação das embarcações. A Amaggi fornecerá o biodiesel a ser usado no teste, que deve atender a especificação descrita na Resolução ANP nº 920/2023. A permissão foi anunciada na quinta-feira, 11.

A Amaggi explicou, por meio de nota, que a autorização da ANP para uso experimental de B100 foi concedida para uma viagem específica, com informações definidas quanto a origem e destino, bem como a quantidade de biocombustível necessário. O deslocamento será entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM), percorrendo os rios Madeira e Amazonas, com consumo de 150 mil litros de biodiesel.

Aval da ANP

Ainda de acordo com a empresa, o teste na frota fluvial da Amaggi deve acontecer nos próximos dias. Com os dados de consumo e eficiência em mãos, a Amaggi poderá pedir o aval da agência para o uso contínuo do biocombustível.

Recentemente, a Amaggi informou que terá a primeira fazenda a usar o B100 em 100% de seus maquinários agrícolas. A empresa também investiu em sua frota de caminhões por meio da aquisição de 100 veículos prontos para rodar com o combustível sustentável.

A Amaggi se comprometeu a chegar à emissão líquida zero até 2050, por meio de estratégias de descarbonização até 2035. Entre as ações está o uso do biodiesel, que tem um volume menor de emissões de poluentes em relação a outros combustíveis fósseis.

Acompanhe tudo sobre:Energia renovávelBiocombustíveisGrãosRegião NorteTransportesAmaggiSoja

Mais de ESG

Nvidia usa IA e gêmeos digitais para impulsionar parques eólicos offshore no Brasil

Governo mobiliza 26 mil leitos em Belém, metade do necessário para a COP30

Projetos sustentáveis têm impacto positivo no valor de empresas, diz estudo da Universidade de Doha

Food To Save evitou emissão de 10 mil toneladas de CO2 ao combater desperdício de alimentos