ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Agrotools e Imaflora lançam tecnologia para aumentar segurança do CAR e ajudar na preservação

O Cadastro Ambiental Rural é exigido em todas propriedades do país e é a principal ferramenta de controle de cumprimento do Código Florestal Brasileiro, mas tem sido alvo de fraudes e erros

A ferramenta também pode ajudar a combater o desmatamento nas propriedades, na medida que revela irregularidades e divergências nos dados (Thinkstock/ fotokostic)

A ferramenta também pode ajudar a combater o desmatamento nas propriedades, na medida que revela irregularidades e divergências nos dados (Thinkstock/ fotokostic)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 27 de novembro de 2024 às 17h47.

Última atualização em 27 de novembro de 2024 às 17h49.

Visando dar um passo rumo a um agronegócio brasileiro mais sustentável, o ecossistema de soluções digitais para o setor Agrotools e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) lançaram nesta quarta-feira (27) uma nova tecnologia para garantir maior confiabilidade e transparência nos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O registro público é obrigatório e exigido em todas propriedades rurais do país, sendo a principal ferramenta de controle de cumprimento do Código Florestal Brasileiro. Mas uma série de erros e fraudes nos dados tem levado a uma maior insegurança no setor agropecuário. Além disso, das mais de 7,4 milhões de propriedades cadastradas, apenas 1% foi validada, segundo o Imaflora. 

A novidade batizada de ScoreCAR utiliza algoritmo avançado com inteligência artificial, machine learning, reconhecimento territorial e outras tecnologias para avaliar a conformidade ambiental das propriedades rurais e  cruzar com informações históricas dos últimos sete anos.

Breno Felix, disse à EXAME, que a ferramenta considera a dificuldade e lentidão na validação do CAR e nasce com a função de entregar uma percepção de confiabilidade nas informações declaradas pelo produtor. Dessa forma, gera uma maior segurança aos diferentes programas e políticas que fomentam a preservação ambiental e a sustentabilidade, como aqueles com benefícios em taxas de juros, recursos para restauração, CRAs ou CPR verde e créditos de carbono, por exemplo. 

"A conservação da área ganha força, a partir do momento que o CAR é validado e se estabelece o conjunto de iniciativas e compromissos que serão implementadas dali para frente. O ScoreCAR funciona como uma ponte entre os produtores bem intencionados e as empresas responsáveis do agro", destacou. 

A expectativa é que a ferramenta também identifique irregularidades e ajude a combater o desmatamento e a degradação florestal. Além disso, quer garantir que os produtores estejam alinhados com as leis ambientais vigentes e incentivá-los a adotar práticas mais sustentáveis -- sendo um atrativo também para investimentos. 

Rafael Brevigliero, coordenador de Negócios e Serviços do Imaflora, complementou que o avanço é importante dentro da agenda ESG, uma vez que a linha do tempo vai dar luz às inconformidades socioambientais e possibilitar que os produtores se adequem à legislação. 

Acompanhe tudo sobre:DesmatamentoClimaMudanças climáticasPreservação ambientalTecnologiaInteligência artificial

Mais de ESG

Brasil destinou apenas 3% do orçamento para prevenção e mitigação de desastres na última década

Nvidia usa IA e gêmeos digitais para impulsionar parques eólicos offshore no Brasil

Governo mobiliza 26 mil leitos em Belém, metade do necessário para a COP30

Projetos sustentáveis têm impacto positivo no valor de empresas, diz estudo da Universidade de Doha