Apoio:
Parceiro institucional:
Bem-estar dos colaboradores é um dos pilares da política de felicidade do Grupo HEINEKEN (Grupo HEINEKEN/Divulgação)
EXAME Solutions
Publicado em 6 de julho de 2023 às 09h00.
Última atualização em 6 de julho de 2023 às 09h10.
A EXAME conversou com Raquel Zagui, vice-presidente de Pessoas do Grupo HEINEKEN, e Lívia Azevedo, diretora de Felicidade do Grupo, sobre como uma política voltada para o bem-estar dos colaboradores culminou na criação de uma diretoria dedicada à felicidade.
Uma iniciativa brasileira, a área é responsável pelo treinamento dos colaboradores sobre competências socioemocionais em “laboratórios de felicidade”, que utilizam a metodologia da psicologia positiva desenvolvida nos anos 1990.
Raquel explica que a criação do setor é vista com naturalidade na empresa, pois tem recebido o mesmo peso e importância de outros assuntos que têm diretorias dedicadas. “Assim como a gente tem uma área de qualidade, porque esse tema é muito importante para nós, temos uma área de felicidade, que é uma evolução da nossa conversa de clima, de saúde mental.”
A diretora de Felicidade, Lívia Azevedo, conta que, na prática, as lideranças e os colaboradores se reúnem para debater e aprender mais sobre conceitos como empatia e cuidado, e isso tem mudado o dia a dia e o relacionamento entre os colegas.
Segundo Lívia, o projeto, que tem pioneirismo brasileiro, pode ser replicado em outras sedes do Grupo HEINEKEN no futuro. “Bahamas já fez benchmark com a gente, Lagunitas, que tem fábrica na Califórnia, também vai fazer”, diz ela. Amsterdã também está no radar. Sim, a felicidade contagia!
Assista, a seguir, a entrevista na íntegra: