ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

A bioeconomia em prática na Amazônia: minidoc da EXAME amplia debate sobre a economia da floresta

Nova frente de conteúdo explora o formato de minidocumentários. Na estreia, a construção de uma cadeia sustentável para os produtos da Amazônia

Vanildo Ferreira Quaresma: produtor rural oferta insumos e capacita outras famílias em trabalho para a Natura (Leandro Fonseca/Exame)

Vanildo Ferreira Quaresma: produtor rural oferta insumos e capacita outras famílias em trabalho para a Natura (Leandro Fonseca/Exame)

Rodrigo Caetano
Rodrigo Caetano

Editor ESG

Publicado em 19 de fevereiro de 2023 às 14h20.

O que é preciso para desenvolver uma economia sustentável na Amazônia? Como a maior floresta tropical do mundo, onde se encontra a mais ampla biodiversidade do planeta, pode fornecer matéria-prima para produtos da bioeconomia, sem o risco de ser derrubada? Essas são as perguntas que devem ser respondidas para resolver dois grandes desafios: manter a floresta em pé e levar bem-estar a seus habitantes.

A boa notícia é que há projetos em operação que trazem respostas e exemplos a esses questionamentos, e um deles acontece no norte do Pará, na cidade de Santo Antônio do Tauá. Um grupo de produtores rurais, que antes trabalhava com cana-de-açúcar ou com a derrubada de árvores para vender madeira, passou a atuar com produtos da floresta, como o taperebá, o açaí e o capitiú. Em vez de desmatar, preservam, e multiplicaram a renda.

Eles fazem parte de um projeto capitaneado pela Natura, que viabilizou a criação de um polo de produção de produtos voltados para a indústria de perfumes e cosméticos. Essa história foi contada em detalhes na edição de novembro da Revista EXAME, trabalho jornalístico que deu origem a um minidocumentário que traz a visão desses produtores sobre o processo de mudar a lógica econômica da região. Assista a seguir:

EXAME lança série de minidocs

Esse é o primeiro de uma série de minidocumentários que a EXAME está produzindo, em uma nova frente de conteúdo. O objetivo é abordar temas ESG com uma linguagem cinematográfica, que insira o leitor/expectador no cenário das notícias, e permita uma visão aprofundada sobre os desafios de se construir um capitalismo consciente.

O próximo episódio será lançado em maio e abordará os desafios da eletrificação da indústria automotiva no Brasil. Fique ligado!

yt thumbnail

 

Acompanhe tudo sobre:NaturaAmazônia

Mais de ESG

Solo fértil, vacas saudáveis e música clássica: como a Danone reduz 40% das emissões do leite

Projetos sustentáveis brasileiros concorrem a prêmio internacional da Bloomberg na COP30

Quase metade das comunidades tradicionais da Amazônia já sofrem impactos das mudanças climáticas

Governo lança 3º leilão do Eco Invest Brasil com proteção cambial para atrair capital estrangeiro