Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Quais são as novas regras para cursos de graduação a distância no Brasil

O decreto do MEC estabelece que nenhum curso de graduação – seja bacharelado, licenciatura ou tecnológico – poderá ser 100% remoto

A proposta é aumentar a qualidade do ensino superior e alinhar as práticas pedagógicas às necessidades formativas de cada área (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A proposta é aumentar a qualidade do ensino superior e alinhar as práticas pedagógicas às necessidades formativas de cada área (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 27 de maio de 2025 às 16h19.

Última atualização em 27 de maio de 2025 às 16h19.

novo decreto publicado pelo Ministério da Educação (MEC) altera de forma significativa as regras para a oferta de cursos superiores na modalidade de educação a distância (EaD) no País. A proposta é aumentar a qualidade do ensino superior e alinhar as práticas pedagógicas às necessidades formativas de cada área.

O decreto estabelece que nenhum curso de graduação – seja bacharelado, licenciatura ou tecnológico – poderá ser 100% remoto. Todos deverão ter, no mínimo, uma parcela de atividades presenciais ou síncronas mediadas, ou seja, aulas ao vivo. A decisão vem após meses de discussões entre governo, conselhos profissionais, especialistas e representantes das instituições de ensino superior.

Cursos proibidos no EaD

Cinco cursos passam a ser exclusivamente presenciais: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Direito e Psicologia. A justificativa do MEC é a necessidade de atividades práticas, laboratoriais e estágios que não podem ser substituídos por ensino remoto.

No caso específico da Medicina, a regra é ainda mais rígida: a formação deverá ser 100% presencial, sem qualquer possibilidade de carga horária a distância.

Já os cursos de Odontologia, Direito, Psicologia e Enfermagem terão a obrigatoriedade de serem presenciais, mas poderão incluir até 30% de atividades remotas, desde que sejam aulas ao vivo ou gravadas, dentro dos critérios estabelecidos. Atualmente, apenas Enfermagem contava com cursos EaD – e essas turmas terão garantido o direito de concluir a formação no modelo em que ingressaram, mas as instituições terão dois anos para migrar as ofertas para o formato presencial.

Restrições no semipresencial

Graduações nas áreas de saúde e bem-estar, engenharias, produção, construção, agricultura, silvicultura, pesca e veterinária não poderão ser ofertadas integralmente no EaD. Esses cursos deverão ser ofertados apenas de forma presencial ou semipresencial, sendo que no modelo semipresencial é obrigatório cumprir:

  • mínimo de 40% de atividades presenciais físicas (aulas, laboratórios ou estágios);

  • ao menos 20% em atividades presenciais adicionais ou síncronas mediadas, com interação ao vivo entre aluno e professor.

Entram nesse grupo cursos como Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Veterinária, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, entre outros.

Demais cursos

As demais graduações – como Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Arquitetura, Design, Publicidade, Pedagogia, Letras, História e Economia – poderão ser ofertadas nas três modalidades: presencial, semipresencial e EaD, desde que respeitem os seguintes critérios:

  • presencial: permite até 30% de atividades remotas.

  • semipresencial: exige 30% de carga horária presencial física e 20% adicional presencial ou síncrona mediada.

  • EaD: necessita de 10% de atividades presenciais físicas e outros 10% em presenciais ou síncronas mediadas. Assim, nenhum curso poderá ser ofertado 100% online.

As atividades presenciais podem incluir não apenas aulas, mas também práticas em laboratório, oficinas, atividades de extensão e estágios.

A formação de novos profissionais, líderes e das novas realidades que se moldam a partir da Educação será um dos assuntos debatidos durante o Fórum Esfera 2025. O evento acontece nos dias 6 e 7 de junho, com a presença de autoridades públicas e representantes do empresariado brasileiro. Clique aqui para saber mais sobre a programação oficial.

Acompanhe tudo sobre:Graduação

Mais de Esfera Brasil

IOF interfere na governabilidade e Planalto vê pressão crescer

Margem Equatorial terá simulação de vazamento na Foz do Amazonas

Brasil e China reforçam parceria com acordos bilionários em infraestrutura, energia e tecnologia

FGC chega ao 30º aniversário em 2025; entenda mecanismo