Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Empresas e entidades se mobilizam para ajudar vítimas da chuva no litoral de SP

Esfera Brasil reuniu empresários e atua em parceria com o poder público para levar medicamentos e doações aos atingidos pela tragédia

Ajuda às vítimas no Litoral Norte de São Paulo chega a todo momento com a mobilização de empresários e entidades (Esfera Brasil/Divulgação)

Ajuda às vítimas no Litoral Norte de São Paulo chega a todo momento com a mobilização de empresários e entidades (Esfera Brasil/Divulgação)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 22 de fevereiro de 2023 às 17h59.

Última atualização em 23 de fevereiro de 2023 às 15h05.

A tragédia causada pelas chuvas no Litoral Norte de São Paulo fez empresas e entidades somarem esforços com o poder público para enviar ajuda às vítimas. A Esfera Brasil tem mobilizado diversos empresários para que enviem a cidades como São Sebastião e Ubatuba medicamentos de primeiros socorros, além de alimentos, roupas e colchões aos desabrigados. A Prefeitura de São Sebastião informou que faltam itens como morfina, diazepam e agulhas.

O laboratório farmacêutico EMS, por exemplo, doou 18 mil caixas de medicamentos, entre antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, para tratamento imediato da população. Os remédios partem da fábrica em Hortolândia (SP) e do centro logístico em Jaguariúna (SP) para que a ajuda chegue o mais rápido possível. Uma rede de farmácias parceira vai organizar, com auxílio da Prefeitura de São Sebastião, a entrega e distribuição.

“Não mediremos esforços para auxiliar a sociedade civil a superar esta tragédia e contribuir para garantir o abastecimento dos remédios na região”, disse o vice-presidente da EMS, Marcus Sanchez. Na ação com a rede de farmácias, mais de 11.000 caixas de remédios foram entregues à administração pública regional. A EMS fará a reposição dos estoques nas lojas.

Empresários ligados à Esfera Brasil se reuniram com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para discutir como o setor privado pode continuar a participar de ações para recuperação da região atingida pelas chuvas e deslizamentos.

O envolvimento da iniciativa privada teve início já na participação do laboratório EMS: a Esfera Brasil (a pedido de João Camargo) e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, solicitaram diretamente ao laboratório que fizesse a entrega dos medicamentos de emergência necessários.

A União Química Farmacêutica Nacional, representada por Fernando de Castro Marques, enviou cerca de 30 mil unidades de medicamentos em doações para a Prefeitura de São Sebastião, para atendimento às vítimas da tragédia. As doações vão para a Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião. Foram enviados para distribuição medicamentos injetáveis, analgésicos, anestésicos, antibióticos, entre outras categorias.

A JSL também presta ajuda, com a logística do transporte de produtos doados por meio da ONG Cufa (Central Única das Favelas), que atua em conjunto com a Defesa Civil. Segundo a empresa, foram encaminhadas para as cidades atingidas 25 toneladas de produtos de higiene, alimentos não perecíveis e medicamentos a partir dos pontos de doação. Os itens seguiram pela rodovia Tamoios - que liga o Vale do Paraíba ao litoral norte paulista.

O presidente do Conselho da Esfera Brasil, João Camargo, manifestou solidariedade às famílias das vítimas e aos moradores da região. "Neste momento delicado, precisamos prestar apoio e ajudar projetos sociais que fortaleçam as comunidades locais, oferecendo alimentos e moradia aos mais afetados", afirmou.

Ele destacou também que estão engajados nos esforços de ajuda às ONGs Instituto Alimentando o Bem e Gerando Falcões - que lançou a campanha #tamojunto para angariar contribuições e doações de pessoas físicas e jurídicas (os valores que forem arrecadados serão usados na compra de alimentos, roupas e colchões).

A fabricantes de produtos de limpeza e higiene Ypê colocou à disposição mais de três toneladas de produtos desde segunda-feira (21), entregues por meio de uma parceria com o Instituto Verdescola, Fundação 10 de Agosto e o Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo. Entre os itens doados estão água sanitária, desinfetante e sabões em barra (pacote 1kg), que deverão chegar a mais de 1.100 famílias de Bertioga, São Sebastião, Guarujá, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba.

“Sabemos que, em momentos como este, é de grande importância que todos prestemos auxílio e de forma imediata", pontuou a gerente de Responsabilidade Social da Ypê, Mariana Nunes. "Todo tipo de ajuda faz uma grande diferença, então estamos acompanhando a situação por meio de entidades com atuação na região.”

O iFood também entrou na campanha e habilitou no app do serviço a função de aceitar doações para a campanha da Gerando Falcões - que já levantou ao todo mais de R$ 760 mil. A ONG diz que dobrará o montante com recursos do próprio caixa.

Desobstrução

De acordo com a Prefeitura de São Sebastião, ao menos 47 pessoas morreram até a tarde desta quarta-feira (22). Cerca de 2.500 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Ubatuba, por sua vez, teve registro de uma morte até o momento.

Diversos trechos da rodovia Rio-Santos (SP-055) ficaram obstruídos entre São Sebastião e Ubatuba no fim de semana, mas o tráfego é liberado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) à medida que os trabalhos de desobstrução avançam.

Reunião com Tarcísio

Camargo e outros empresários da Esfera Brasil têm reunião marcada com o governador Tarcísio de Freitas na próxima terça-feira (28), para definir os detalhes de como o setor privado poderá auxiliar os trabalhos dos governos estadual e municipais envolvidos.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDeslizamentosEstado de São Paulo

Mais de Esfera Brasil

Bolsa do Povo: o que é e quais benefícios serão ampliados

Entre avanços na política fiscal e crise com cripto, Milei vai do céu ao inferno na Argentina

Quais os produtos brasileiros mais exportados para os EUA?

Juros dificultam projetos, mas não assustam, diz diretor da construtora da Linha 6 do metrô de SP