Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

BNDES financia exportação de aeronaves da Embraer para o Paraguai

Assinatura do contrato ocorreu durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro

 (Divulgação/-)

(Divulgação/-)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 21 de novembro de 2024 às 18h03.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou, durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, um contrato com o governo do Paraguai para financiamento da ordem de R$ 600 milhões para exportação de seis aviões Super Tucanos, produzidos pela Embraer, para a força aérea do país vizinho. A assinatura contou com as presenças do ministro da Economia do Paraguai, Carlos Fernández Valdovinos, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Utilizada para ações de treinamento, reconhecimento e combate, a aeronave é utilizada por forças aéreas de 16 países diferentes.

“Esta foi a primeira operação de financiamento a exportações de produtos de defesa aprovada em mais de 13 anos pelo BNDES, marcando a retomada do banco no apoio à Base Industrial de Defesa [BID] brasileira. É um setor estratégico da Nova Indústria Brasil por ser intensivo em tecnologia e gerador de inovações, com fabricação de produtos de alto valor agregado e geração de empregos de alta qualificação”, explicou Mercadante na ocasião.

Desde o início deste terceiro mandato, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem permitido ao BNDES maior protagonismo para financiar exportações, como forma de aumentar a competitividade das empresas brasileiras no exterior, que contam com condições de financiamento compatíveis com as oferecidas no mercado internacional.

O mercado internacional de equipamentos de defesa geralmente envolve bens e serviços de alto valor agregado em um mercado bastante restrito e fortemente regulado. No geral, os compradores são governos soberanos que requerem garantias de desempenho.

Embraer

Líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos, a Embraer é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. Desde a sua fundação em 1969, a empresa produziu mais de 8 mil aeronaves, e mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças em países da África, Ásia e Europa, além do continente americano.

A empresa conta com 19 mil colaboradores diretos em todo mundo, dos quais 88% atuam no Brasil. Em São José dos Campos, no interior de São Paulo, conta com um laboratório para desenvolver projetos de tecnologia nas áreas de integração de sistemas e software embarcado.

Acompanhe tudo sobre:BNDES

Mais de Esfera Brasil

Bolsa do Povo: o que é e quais benefícios serão ampliados

Entre avanços na política fiscal e crise com cripto, Milei vai do céu ao inferno na Argentina

Quais os produtos brasileiros mais exportados para os EUA?

Juros dificultam projetos, mas não assustam, diz diretor da construtora da Linha 6 do metrô de SP