Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Bancada Feminina ganha gabinete no Senado e fortalece atuação institucional

Com a inauguração, o Senado reconhece formalmente o papel estratégico das mulheres na política e reforça o compromisso com uma representação mais diversa e inclusiva

A líder da bancada, senadora Leila Barros, destacou que o novo gabinete representa um reconhecimento político e institucional da luta travada ao longo dos anos pelas mulheres no Congresso (Andressa Anholete/Agência Senado)

A líder da bancada, senadora Leila Barros, destacou que o novo gabinete representa um reconhecimento político e institucional da luta travada ao longo dos anos pelas mulheres no Congresso (Andressa Anholete/Agência Senado)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 19 de abril de 2025 às 12h15.

O Senado Federal deu um passo importante para o fortalecimento da representação de mulheres ao inaugurar, no dia 9 de abril, o gabinete da liderança da Bancada Feminina. Localizado na Ala Senador Dinarte Mariz, o novo espaço garante às senadoras estrutura equivalente à das lideranças partidárias, o que reforça sua presença institucional e amplia sua capacidade de articulação política dentro da Casa.

A iniciativa consolida a atuação da bancada – criada em 2021 – ao assegurar prerrogativas antes restritas a líderes de partidos e blocos parlamentares, como a participação no Colégio de Líderes, o direito de orientar votações e a preferência no uso da palavra. Com 16 integrantes, a Bancada Feminina é atualmente a maior do Senado.

A líder da bancada, senadora Leila Barros, destacou que o novo gabinete representa mais do que um espaço físico. Trata-se, segundo ela, de um reconhecimento político e institucional da luta travada ao longo dos anos pelas mulheres no Congresso Nacional. A senadora lembrou que essa conquista só foi possível graças ao esforço coletivo e ao apoio de diferentes lideranças.

A proposta de criação do gabinete surgiu durante a presidência de Rodrigo Pacheco, sendo concretizada sob a gestão de Davi Alcolumbre. Na cerimônia de inauguração, Alcolumbre destacou que a medida simboliza “o respeito e a valorização da presença feminina nos espaços de Poder”. Ele reconheceu os obstáculos enfrentados pelas mulheres na política e afirmou que a iniciativa é um passo concreto para enfrentar o preconceito ainda existente no País.

Papel estratégico

Leila Barros agradeceu o apoio de ambos os presidentes e prestou homenagem à ex-senadora Simone Tebet, primeira líder da Bancada Feminina, hoje ministra do Planejamento e Orçamento. Ela afirmou, ainda, que o novo gabinete será um instrumento de trabalho coletivo e continuidade da luta por mais equidade.

A senadora Zenaide Maia, que atualmente ocupa a Procuradoria Especial da Mulher no Senado, classificou a conquista como um “avanço significativo para os direitos das mulheres” e celebrou o fato de que futuras gerações de senadoras encontrarão um espaço estruturado para atuar.

Também presente à cerimônia, a senadora Margareth Buzetti destacou a importância de integrar a bancada à agenda institucional da Casa. Segundo ela, com o novo gabinete, a atuação das senadoras tende a ganhar ainda mais visibilidade e força.

 

A solenidade contou com a presença de diversas parlamentares, entre elas Eliziane Gama, Professora Dorinha Seabra, Dra. Eudócia Caldas, Teresa Leitão, Damares Alves e Ivete da Silveira. Também acompanharam o evento o senador Flávio Arns, a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e o secretário-geral da Mesa, Danilo Aguiar.

Acompanhe tudo sobre:Senado

Mais de Esfera Brasil

Brics defende bases do comércio global em encontro de ministros da Agricultura em Brasília

Falta de IPOs influencia mudança de perfil de investidores

Voepass pode voltar a operar? Entenda a situação atual da companhia aérea

Direita avança com PL da Anistia; tema deve ir ao Colégio de Líderes