Economia

Zona do Euro quer um fundo de apoio para parceiros

Dirigentes pedem à Comissão Europeia colocar em prática "um mecanismo de estabilização" destinado a preservar a Zona do Euro"

Países da Zona do Euro querem um fundo de apoio para parceiros (.)

Países da Zona do Euro querem um fundo de apoio para parceiros (.)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2010 às 20h57.

Bruxelas - Os países da Zona do Euro pretendem criar um fundo de apoio a seus sócios que passam por problemas financeiros, depois da explosão da crise grega que pôs em risco a estabilidade da região, segundo projeto de declaração surgido da reunião de cúpula de seus líderes em Bruxelas.

De acordo com o texto, com cópia obtida pela AFP, os dirigentes pedem à Comissão Europeia colocar em prática "um mecanismo de estabilização" destinado a preservar a Zona do Euro", auxiliando países confrontados a dificuldades.

Os chefes de Estado e de governo decidiram convocar uma reunião para domingo dos ministros de Finanças do conjunto da União Europeia para finalizar o funcionamento e o financiamento deste dispositivo inédito, que tornaria perene a montagem posta em prática para a Grécia, informou uma fonte diplomática europeia.

"Os ministros das Finanças teriam a obrigação de chegar a um resultado concreto, até a noite de domingo, antes da abertura dos mercados na manhã de segunda-feira", explicou.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioCrises em empresasEuroEuropaMoedasUnião Europeia

Mais de Economia

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs

Haddad evita comentários sobre o Copom e diz que decisão “atrasada” do FED trará ventos favoráveis

Análise: Copom deixa a porta aberta para acelerar ritmo de alta da Selic para 0,5 ponto percentual