Economia

Zona do Euro aprova desembolso de nova ajuda para Grécia

Os ministros de Economia e Finanças da zona do euro aprovaram o desembolso de novos lances de ajuda financeira à Grécia


	Bandeira da Grécia é vista em porto: ajuda será no valor de 8,3 bilhões de euros
 (REUTERS/Yorgos Karahalis)

Bandeira da Grécia é vista em porto: ajuda será no valor de 8,3 bilhões de euros (REUTERS/Yorgos Karahalis)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2014 às 08h59.

Atenas - Os ministros de Economia e Finanças da zona do euro aprovaram nesta terça-feira o desembolso de novos lances de ajuda financeira à Grécia, no valor de 8,3 bilhões de euros, e respaldaram o processo de reformas realizadas pelo governo de Atenas.

A ajuda será efetuada em três lances, um de 6,3 bilhões de euros no final de abril, e dois de um bilhão de euros em junho e julho, explicou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, em entrevista coletiva realizada ao final da reunião de ministros de Finanças da zona do euro em Atenas.

Com o desembolso dos primeiros 6,3 bilhões de euros no final de abril, a Grécia estará em condições de pagar o serviço da dívida em maio, acrescentou Dijsselbloem, em referência ao vencimento de obrigações no valor de 10 bilhões de euros.

O presidente do Eurogrupo disse que foi constatado que o programa de resgate para a Grécia tem assegurado seu financiamento durante os próximos doze meses.

Em uma clara mensagem de apoio à Grécia, Dijsselbloem indicou que os ministros de Finanças da zona do euro constataram que o país implementou reformas que ajudarão a melhorar o potencial de crescimento econômico e de investimento e para gerar emprego.

Dijsselbloem se referia às medidas aprovadas no parlamento neste domingo, que têm objetivo de liberalizar o mercado de transportes, energia e de algumas profissões.

'Ajudaremos a Grécia a definir uma estratégia de crescimento que se baseie em uma melhor implementação do uso de fundos internacionais, e além disso ofereceremos assistência técnica', disse o ministro holandês de Finanças.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaPiigsZona do Euro

Mais de Economia

Licença ambiental: Alcolumbre propõe emenda ao PL que pode acelerar exploração na Foz do Amazonas

China acelera gastos e ajusta receita fiscal para sustentar crescimento econômico em 2025

Governo anuncia MP que amplia descontos na conta de luz para 60 milhões de pessoas

Governo corre para ressarcir segurados na fraude do INSS, mas esbarra nas complicações jurídicas