Economia

Weber, do BC, pede ajuda rápida à Grécia para evitar contágio

Berlim - O membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Axel Weber disse nesta quinta-feira não haver alternativa aceitável a um resgate à Grécia e pediu a rápida aprovação de um pacote de ajuda ao país, para evitar problemas nos mercados e contágio para outros membros da Europa. Weber, que também é presidente do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2010 às 07h34.

Berlim - O membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Axel Weber disse nesta quinta-feira não haver alternativa aceitável a um resgate à Grécia e pediu a rápida aprovação de um pacote de ajuda ao país, para evitar problemas nos mercados e contágio para outros membros da Europa.

Weber, que também é presidente do banco central da Alemanha, alertou ao jornal alemão Bild que uma moratória grega teria consequências "incalculáveis" para os mercados financeiros.

Ele também amenizou os pedidos de alguns na Alemanha para que a Grécia seja expulsa da zona do euro, dizendo não haver base legal para isso.

"Na atual situação, o impacto (de uma moratória da Grécia) nos mercados financeiros e outros países seria incalculável", afirmou ele. "Ajuda financeira com duras condições é, para todas as partes, a melhor solução."

Leia mais sobre a Grécia

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

Temos um espaço muito menor para errar, diz Funchal sobre trajetória da dívida pública

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia

A crescente força das gerações prateadas no Brasil

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje