Economia

Washington questiona legitimidade da China na OMC

Já a China afirmou que "pratica com energia o conceito de livre-comércio" desde que entrou na OMC em 2001, e que "respeita todos os seus compromissos"

EUA e China: guerra comercial entre os dois países chegou à OMC (Feng Li/Reuters)

EUA e China: guerra comercial entre os dois países chegou à OMC (Feng Li/Reuters)

A

AFP

Publicado em 11 de julho de 2018 às 15h35.

A guerra comercial entre Estados Unidos e China chegou à Organização Mundial do Comércio (OMC), com Washington questionando a legitimidade de pertencimento do gigante asiático à instituição internacional.

Ao ter início, nesta quarta-feira, uma sessão de três dias para examinar as "políticas comerciais chinesas" - um exercício ao qual os membros da OMC se submetem regularmente - o embaixador americano para a instituição, Dennis Shea, criticou a China por se aproveitar de seu estatuto de membro da OMC.

"A incapacidade da China para adotar plenamente as políticas de abertura e orientação para o mercado (...) deve ser alvo de debate no interior da OMC ou fora dela", afirmou Shea, segundo apontamentos preparatórios transmitidos pela delegação americana.

Já a China afirmou que "pratica com energia o conceito de livre-comércio" desde que entrou na OMC em 2001, e que "respeita todos os seus compromissos".

Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)Guerras comerciaisOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Economia

Exclusivo: secretário da Prêmios e Apostas, Regis Dudena, é o entrevistado da EXAME desta sexta

China surpreende mercado e mantém juros inalterados

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'