Economia

Volume de cheques devolvidos atinge o nível mais baixo em 4 anos

Segundo dados da Serasa, o volume de cheques devolvidos pela segunda vez por falta de fundo atingiu 2% no total compensado no Brasil em 2017

Cheques: região Nordeste liderou o ranking de devoluções de documentos pela segunda vez por falta de fundo (foto/Getty Images)

Cheques: região Nordeste liderou o ranking de devoluções de documentos pela segunda vez por falta de fundo (foto/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de janeiro de 2018 às 14h49.

São Paulo - O volume de cheques devolvidos pela segunda vez por falta de fundo atingiu 2% no total compensado no País em 2017, de acordo com a Serasa Experian.

O resultado é o mais baixo dos últimos quatro anos, retornando ao nível de 2013, segundo a entidade.

Em dezembro, o porcentual de devoluções foi de 1,96% na comparação com 1,93% em novembro do total de cheques movimentados. Em relação a dezembro de 2016, quando fora de 2,25%, houve queda.

Segundo os economistas da Serasa, a retomada do crescimento econômico, o alívio na inflação e a queda na taxa básica de juros, além do recuo gradual do nível de desemprego ajudaram a reduzir a inadimplência com cheques em 2017.

A região Nordeste liderou o ranking de devoluções de documentos pela segunda vez por falta de fundo, com 3,92%, enquanto o Sul do País apresentou o menor porcentual, com 1,65%, de janeiro a dezembro do ano passado.

Entre os Estados, o Amapá ficou em primeiro lugar, com 15,42% de cheques devolvidos em 2017. Já São Paulo registrou o menor porcentual, de 1,59%.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraInadimplênciaSerasa Experian

Mais de Economia

Câmara aprova projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Alckmin se reúne hoje novamente com empresários para discutir tarifas de Trump

Após reunião sem acordo, Haddad fala em 'solução rápida' para o IOF

Reunião no STF termina sem acordo entre governo e Congresso sobre IOF