Economia

Voa Brasil: programa vende 35 mil passagens em oito meses; veja destinos mais procurados

Criado pelo governo, medida permite bilhetes por até R$ 200 por trecho

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 2 de abril de 2025 às 19h39.

Última atualização em 2 de abril de 2025 às 19h51.

Tudo sobreViagens
Saiba mais

Um universo de 150 mil pessoas acessou a plataforma do Voa Brasil para pesquisar preço de passagens aéreas. Do total, 24% efetuaram a compra, sendo dados da Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos.

Lançado no fim de julho, o programa permitiu a venda de 35.419 bilhetes. O Voa Brasil permite a compra de passagens por até R$ 200 o trecho.

O compromisso anunciado pelo governo é ofertar 3 milhões de passagens em um ano.

Podem acessar o Voa Brasil aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Cada beneficiário pode comprar até dois trechos por ano.

O governo planeja incluir estudantes no programa ainda neste ano. O anúncio depende do preparo da base de dados do ProUni, Fies e Sisu para relacionar os estudantes elegíveis.

Segundo o levantamento da SAC, subiu para 82 o número de cidades procuradas pelos aposentados do INSS. Entraram na lista em março os aeroportos de Fernando de Noronha (PE), Guanambi (BA) e Teófilo Otoni (MG).

São Paulo continua sendo a cidade mais procurada pelos aposentados, com 10.261 bilhetes (quase 30% do total), seguida pelo Rio de Janeiro (3.050), Recife (2.745), Fortaleza (2.453) e Brasília (2.268).

Nos últimos dois meses, entretanto, o aeroporto do Recife foi o segundo destino mais procurado pelos beneficiários do programa, ultrapassando os aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont).

Para participar do Voa Brasil, o aposentado do INSS deve acessar o programa pelo site http://www.gov.br/voabrasil e escolher data, origem e destino.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoViagensGoverno LulaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Economia

Conta de luz mais cara? Aneel anuncia bandeira amarela nas contas em maio

INSS vai devolver em maio descontos em aposentadorias em abril

Empresas precisam repactuar contratos à luz da reforma tributária, alerta ex-assessor do governo

Crédito do Trabalhador começa a ser oferecido diretamente por bancos nesta sexta. Veja o que muda