Economia

Vivemos momento de transição da economia mundial, diz Levy

"Muitas medidas adotadas após a crise de 2008 estão sendo desfeitas", disse o ministro, citando o crescimento do déficit norte-americano


	Joaquim Levy: ele lembrou que, no auge da crise global, o governo brasileiro conseguiu fazer uma política anticíclica e acumular reservas
 (Simon Dawson/Bloomberg)

Joaquim Levy: ele lembrou que, no auge da crise global, o governo brasileiro conseguiu fazer uma política anticíclica e acumular reservas (Simon Dawson/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2015 às 09h15.

São Paulo - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, encerrou nesta sexta-feira uma apresentação para clientes e investidores do grupo Bradesco em São Paulo. Ele começou afirmando que a economia mundial vive um momento de transição.

"Muitas medidas adotadas após a crise de 2008 estão sendo desfeitas", disse Levy, citando o crescimento do déficit norte-americano e a mudança na política monetária nos Estados Unidos.

Outra mudança no ambiente global foi o "boom" das commodities que, em um primeiro momento, favoreceu o Brasil, mas depois de um tempo criou desequilíbrios para o Brasil.

Levy lembrou que, no auge da crise financeira global, o governo brasileiro conseguiu fazer uma política anticíclica e acumular reservas.

"Naquele momento, nós tínhamos estabilizadores, mas eles se esgotaram com o tempo. Isso exige uma reorientação da economia", afirmou o ministro.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Joaquim LevyPaíses ricos

Mais de Economia

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa

Tesouro: mesmo com IOF, governo precisaria de novas receitas para cumprir meta em 2026