Trio de comédia KLM abraça bacalhau em vídeo para o BC da Noruega (YouTube/Reprodução)
João Pedro Caleiro
Publicado em 25 de maio de 2017 às 17h03.
Última atualização em 25 de maio de 2017 às 18h41.
São Paulo - Bancos centrais não são conhecidos pela sua irreverência, mas a Noruega virou a exceção que confirma a regra.
O Norges Bank lançou há alguns dias um vídeo bem-humorado para divulgar o lançamento de novas cédulas da moeda nacional, o kroner.
Como o destaque do novo design é a presença do bacalhau-do-atlântico, o peixe nacional, eles convocaram um trio de comédia popular no país chamado KLM.
O grupo teve um hit em 1980 com uma paródia chamada Torsken kommer (“O bacalhau está chegando), atualizada no vídeo para Torske kroner nå” (“Agora tem kroner de bacalhau").
A inspiração original é a canção "I Will Follow Him", lançada nos anos 60 e popularizada para uma nova geração pelo filme "Mudança de Hábito, de 1992.
Peixe ou dinheiro
Na propaganda, os peixes são pescados e levados para o Norges Bank, onde são transformados em dinheiro. Øystein Olsen, diretor do Banco Central, faz uma ponta.
"Um pesquisador que pesquisa o bacalhau / conseguiu fazer cédulas azuis do mar / e agora milhões de noruegueses podem / tomar empréstimos em kroner de bacalhau", diz a letra.
Em outro momento, um rap do "DJ Codfather" explica os dispositivos de segurança da nova moeda. O final diz que "se você usar todo seu dinheiro, então imprimimos mais."
Procurada pelo site Quartz para fornecer uma tradução completa das letras, uma porta-voz do BC disse temer que o sentido se perdesse:
"Há uma série de rimas e referências à cultura popular norueguesa impossíveis de transmitir para uma audiência internacional".
A Noruega é o melhor país do mundo para se viver, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano divulgado em março pela ONU com base em dados de 2015.
Veja o vídeo a seguir: