Economia

Venezuela não cumpre meta de economia de energia

Caracas - A Venezuela reduziu apenas 3 por cento do seu consumo de energia elétrica nos dois primeiros meses deste ano, distante da meta de 20 por cento estabelecida pelo governo diante da crise que ameaça deixar o país exportador de petróleo sem luz. O uso de energia foi reduzido a 18.044 gigawatts/hora em janeiro […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2010 às 20h45.

Caracas - A Venezuela reduziu apenas 3 por cento do seu consumo de energia elétrica nos dois primeiros meses deste ano, distante da meta de 20 por cento estabelecida pelo governo diante da crise que ameaça deixar o país exportador de petróleo sem luz.

O uso de energia foi reduzido a 18.044 gigawatts/hora em janeiro e fevereiro de 2010 na comparação aos 18.604 gigawatts/hora no mesmo período do ano anterior, segundo relatório do Escritório de Planeamento de Sistemas Interligados (Opsis) do governo publicado na noite da quarta-feira.

A seca intensa que atinge desde 2009 o país, cujo sistema elétrico sentia há anos falta de investimento e um atraso na manutenção, tem diminuído o nível dos reservatórios hidrelétricos, que são responsáveis por 70 por cento da geração de energia.

Na tentativa de frear a rápida queda do nível do reservatório Guri, o principal do país, o governo do presidente Hugo Chávez começou neste ano um plano que combina economia do serviço elétrico e medidas de racionamento obrigatório para grandes consumidores.

Apesar de Chávez atribuir a responsabilidade a governos anteriores e ao fenômeno climático El Niño, pesquisas mostram que a maioria dos venezuelanos culpa sua gestão pelo problema, o que poderia ser um fator negativo nas eleições legislativas de setembro.

O Opsis registrou que o fluxo do reservatório Guri ficou 65,4 por cento abaixo da média histórica após dez meses consecutivos de chuvas escassas, a 251,1 metros acima do nível do mar.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrises em empresasInfraestruturaVenezuela

Mais de Economia

Toffoli homologa acordo para ressarcir vítimas de fraudes do INSS

Câmara dos Deputados aprova urgência para apreciação de projeto que revisa benefícios fiscais

PF deve instaurar inquérito para investigar ataque hacker a instituições financeiras

Câmara pode votar hoje urgência de projeto sobre corte de benefícios tributários