Economia

Inflação anual da Venezuela sobe a 49,4% em setembro

Leitura mostra uma forte aceleração em relação a agosto deste ano, quando o ganho mensal havia sido de 3,0% e a alta anual de 45,4%


	Dono de um restaurante conta notas de bolívares em Caracas: índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 4,4% em setembro 
 (Meridith Kohut/Bloomberg)

Dono de um restaurante conta notas de bolívares em Caracas: índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 4,4% em setembro  (Meridith Kohut/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 19h35.

O banco central da Venezuela informou hoje que seu índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 4,4% em setembro ante agosto, e avançou 49,4% na comparação com setembro do ano passado. A leitura da inflação mostra uma forte aceleração em relação a agosto deste ano, quando o ganho mensal havia sido de 3,0% e a alta anual de 45,4%.

Segundo o banco central, o aumento na inflação foi resultado de fatores temporários que provocaram uma alta nos preços dos alimentos, além de reajustes autorizados em preços dos setores de transportes e educação. O núcleo do CPI teve alta mensal de 4,7% em setembro, após o ganho de 3,9% em agosto.

Enquanto isso, o índice de escassez dos produtos que compõem o CPI teve alta para 21,2% em setembro, de 20,0% em agosto. Já o índice de diversidade avançou para 124,2, de 109,3.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaInflaçãoPreçosVenezuela

Mais de Economia

Governo publica regulamentação da Lei da Reciprocidade Econômica

Governo discute tarifaço com empresários nesta terça e inicia estratégia de mobilização da sociedade

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF