Economia

Vendas reais dos supermercados caem 1,91% em agosto, diz Abras

No acumulado do ano até agosto, o Índice Nacional de Vendas do setor acumula crescimento de 0,67 por cento na comparação anual

Supermercados: vendas subiram 0,25 por cento em agosto ante mesmo mês de 2016 (Mike Blake/Reuters)

Supermercados: vendas subiram 0,25 por cento em agosto ante mesmo mês de 2016 (Mike Blake/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 29 de setembro de 2017 às 12h28.

São Paulo - As vendas reais do setor supermercadista brasileiro subiram 0,25 por cento em agosto ante mesmo mês de 2016, mas caíram 1,91 por cento ante julho, informou nesta sexta-feira a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

No acumulado do ano até agosto, o Índice Nacional de Vendas do setor acumula crescimento de 0,67 por cento na comparação anual.

Em termos nominais, as vendas subiram 2,74 por cento em agosto ante igual mês do ano passado, mas caíram 1,73 por cento ante julho.

A cesta de produtos Abrasmercado - que analisa os valores dos 35 produtos mais consumidos nos mercados - recuou 1,84 por cento na comparação com julho, para 448,45 reais. Em 12 meses, a queda nominal foi de 7,73 por cento.

A entidade prevê que o aumento do consumo das famílias será de forma gradativa, vendo uma possível aceleração no final do ano, devido às datas comemorativas.

"O país ainda vive os reflexos da crise, mas acreditamos que a aproximação do final do ano, com importantes datas para o setor como Black Friday, Natal e Réveillon, poderá impulsionar as vendas", disse, em nota, o presidente da Abras, João Sanzovo Neto.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraSupermercadosVendas

Mais de Economia

Reforma Tributária: empresas de saneamento fazem abaixo-assinado contra alta de imposto

Dívida com precatórios dobra em 17 dos 26 estados e no Distrito Federal em 9 anos, diz estudo

Ministro diz que BPC e Bolsa Família não terão mudanças em pacote fiscal preparado pelo governo

Corte de gastos: reunião no Planalto é encerrada sem decisão e será retomada às 14h desta sexta