Economia

Vendas no varejo crescem 0,2% em janeiro ante dezembro

Segundo Boa Vista SCPC, houve aumento de 9,7% em relação a janeiro de 2017, No acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 2,6%

Varejo: redução de juros, expansão do crédito, melhoria dos níveis de renda estão entre os fatores que ocasionaram o aumento nas vendas (Germano Lüders/Exame)

Varejo: redução de juros, expansão do crédito, melhoria dos níveis de renda estão entre os fatores que ocasionaram o aumento nas vendas (Germano Lüders/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de fevereiro de 2018 às 16h03.

São Paulo - As vendas no varejo subiram 0,2% em janeiro na comparação com dezembro, em dados dessazonalizados, de acordo com a pesquisa Indicador Movimento do Comércio, da Boa Vista SCPC. Já em relação a janeiro de 2017, houve aumento de 9,7%. No acumulado de 12 meses (fevereiro de 2017 até janeiro de 2018) o crescimento foi de 2,6%.

"Com uma mudança de cenário, que inclui redução de juros, expansão do crédito, melhoria dos níveis de renda, diminuição do desemprego entre outras variáveis, espera-se que esta tendência se mantenha crescente pelos próximos meses, consolidando a recuperação do setor", diz a Boa Vista SPC.

O setor de "Móveis e Eletrodomésticos" teve alta de 1,4% nas vendas em janeiro ante dezembro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de 3,7%. Por sua vez, "Tecidos, Vestuários e Calçados" subiu 1,1% no mês sem efeitos sazonais. Na série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve avanço de 1,9%.

O setor de "Supermercados, Alimentos e Bebidas" apresentou aumento de 0,4% nas vendas em janeiro, dado dessazonalizado. Na série sem ajuste, a variação acumulada permaneceu subiu 2,3%. E para "Combustíveis e Lubrificantes" a alta foi de 0,5% na análise mensal dessazonalizada, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses teve queda de 2,3%.

Acompanhe tudo sobre:VarejoVendas

Mais de Economia

Governo tem déficit R$ 105,2 de janeiro a setembro; número é 11,5% pior que em 2023

Lula se reúne com ministros nesta quinta e deve fechar pacote de corte de gastos

Equipe econômica acompanha formação de governo Trump para medir impactos concretos no Brasil

Pacote de corte de gastos ainda está em negociação, afirma Lula