Economia

Vendas no varejo caem 6,6% em setembro, aponta MasterCard

A retração mais acentuada foi registrada no Centro-Oeste (-7,8%), seguido do Norte (-7,7%), Sul (-7,5%), Sudeste (-6,4%) e Nordeste (-5,7%).


	Consumidores: dos sete setores considerados na pesquisa, quatro tiveram desempenho acima do índice cheio: supermercados; farmácias; materiais de construção; e artigos de uso pessoal e doméstico
 (Getty Images)

Consumidores: dos sete setores considerados na pesquisa, quatro tiveram desempenho acima do índice cheio: supermercados; farmácias; materiais de construção; e artigos de uso pessoal e doméstico (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2015 às 16h28.

São Paulo - As vendas no comércio varejista brasileiro tiveram queda de 6,6% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o relatório MasterCard SpendingPulse.

Dos sete setores considerados na pesquisa, quatro tiveram desempenho acima do índice cheio: supermercados; farmácias; materiais de construção; e artigos de uso pessoal e doméstico.

Enquanto isso, vestuário, móveis e eletrônicos e combustíveis tiveram desempenho abaixo do varejo total. "As vendas de vestuário (-6,6% em setembro), em particular, diminuíram sensivelmente nos últimos meses", sustenta a empresa em relatório.

Na divisão geográfica, houve queda em todas as regiões. A retração mais acentuada foi registrada no Centro-Oeste (-7,8%), seguido do Norte (-7,7%), Sul (-7,5%), Sudeste (-6,4%) e Nordeste (-5,7%).

Para Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica da MasterCard Advisors, o ambiente econômico do Brasil ainda enfrenta enormes desafios e continua a deteriorar-se, com altas taxas de juros, inflação, taxa de desemprego elevada e, consequentemente a desaceleração do crescimento da massa salarial.

Tais fatores impactam na confiança do consumidor. "O que aguardamos é uma contínua deterioração das vendas nos próximos meses", afirma.

Enquanto isso, as vendas online tiveram crescimento anual de 6,8% em setembro, na contramão do varejo total.

Móveis, eletrônicos e artigos farmacêuticos foram os setores que apresentaram crescimento acima das vendas totais no e-commerce, enquanto hobby & livraria e vestuário ficaram abaixo desse indicador

O SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo.

O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

O relatório, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da MasterCard.

Acompanhe tudo sobre:ComércioMasterCardsetor-de-cartoesVarejo

Mais de Economia

Governo publica regulamentação da Lei da Reciprocidade Econômica

Governo discute tarifaço com empresários nesta terça e inicia estratégia de mobilização da sociedade

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF