Economia

Vendas no comércio crescem 0,6% em julho

Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) foi divulgada nesta quinta-feira e resultado veio acima do esperado

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 09h37.

As vendas do comércio brasileiro subiram 0,6% em julho. O número veio levemente acima do esperado pelos economistas, que calculavam alta de 0,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira, 12.

Desde o primeiro semestre deste ano, o consumo das famílias vem sendo favorecido pelo contexto de crescimento econômico, com mercado de trabalho aquecido, gerando mais empregos, e consequentemente uma maior renda.

Porém, a preocupação é se esses resultados positivos na segunda metade de 2024 vão contribuir para um aumento dos juros, já que o Banco Central (BC) se vê pressionado a subir a Selic (taxa básica de juros) na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em setembro. Ainda que nesta semana o IBGE tenha divulgado a primeira deflação desde junho de 2023, as vendas no comércio, assim como o setor de serviços, continuam aquecidas, pressionando a inflação.

Dados do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV) calcularam que o Índice de Confiança do Comércio recuou 1,8 ponto em agosto, para 89,1 pontos, após alta pouco expressiva no mês anterior.

 

Acompanhe tudo sobre:ComércioBrasil

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa