Economia

Vendas do varejo sobem 0,3% em setembro, segundo IBGE

Na comparação com setembro do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 8,5% em setembro deste ano


	A receita nominal do comércio varejista aumentou 1,0% na passagem de agosto para setembro
 (Ricardo Moraes/Reuters)

A receita nominal do comércio varejista aumentou 1,0% na passagem de agosto para setembro (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2012 às 09h13.

Rio de Janeiro - As vendas do comércio varejista restrito subiram 0,3% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde uma queda de 0,20% a uma alta de 1,10%, com mediana positiva de 0,25%.

Na comparação com setembro do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 8,5% em setembro deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de uma alta entre 7,50% e 9,60%, com mediana de 8,70%. Até setembro, as vendas do varejo restrito acumulam altas de 8,9% no ano e de 8,1% nos últimos 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 9,2% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. A queda foi maior do que o piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, de -5,80%.

Na comparação com setembro do ano passado, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 2,0% em setembro deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de um avanço de 3,20% a 11,50%, com mediana de 5,30%. Até setembro, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam altas de 7,8% no ano e de 6,6% nos últimos 12 meses.


Julho

O IBGE revisou a taxa do volume de vendas no comércio varejista restrito em julho ante junho, de 1,4% para 1,3%. A taxa do varejo ampliado de junho ante maio também foi revisada, de 6,4% para 6,3%.

Receita

A receita nominal do comércio varejista aumentou 1,0% na passagem de agosto para setembro. Como resultado, a média móvel trimestral da receita ficou em 1,2% no trimestre encerrado em setembro.

Na comparação com setembro de 2011, a alta foi de 12,9%. No ano, a receita acumulou alta de 12,1% e, em 12 meses, aumentou 11,5%.

Acompanhe tudo sobre:ComércioEstatísticasIBGEVarejoVendas

Mais de Economia

Moody's rebaixa nota dos EUA, que deixa de ser 'AAA', por causa do aumento da dívida pública

Lula se reúne com ministros no Alvorada para tratar sobre INSS e CPMI

Zanin vota para permitir mais 2 anos de novas adesões a acordo por perdas de planos econômicos

Desemprego sobe em 12 estados do Brasil no primeiro trimestre do ano