Economia

Vendas do comércio crescem menos que o esperado em setembro, aponta IBGE

Setor registrou alta de 0,5% no mês, puxado pelo setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 12 de novembro de 2024 às 10h43.

As vendas do comércio brasileiro subiram 0,5% em setembro, após um recuo de 0,2% no mês anterior. Abaixo do esperado pelo mercado, o desempenho foi puxado, principalmente, pelas vendas do segmento de 'outros artigos de uso pessoal e doméstico', conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nesta terça-feira pelo IBGE.

  • No ano, o setor acumula alta de 4,8%;
  • Em 12 meses, o avanço é de 3,9%;

Considerando o varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado produtos alimentícios, o volume de vendas cresceu 1,8% na passagem de agosto para setembro.

Das oito atividades investigadas pela pesquisa, quatro registraram alta. Os destaques foram 'Outros artigos de uso pessoal e doméstico', com alta de 3,5%, seguido de combustíveis e lubrificantes (2,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (1,6%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%).

Segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa, a despeito de outras altas, o desempenho dos setores de hiper e supermercados e artigos farmacêuticos é que tem sustentado o varejo ao longo dos meses do ano.

"Isso não foi diferente na passagem de agosto para setembro, o que reflete uma certa concentração do consumo em itens prioritários, como alimentos e medicamentos", explica.

Já no campo negativo, recuaram as vendas de móveis e eletrodomésticos (-2,9%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,8%), tecidos, vestuário e calçados (-1,7%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-0,9%).

Acompanhe tudo sobre:EconomiaBrasil

Mais de Economia

CCJ do Senado vota hoje regulamentação da Reforma Tributária; texto deve ir ao plenário em seguida

Ranking 2024: Cotia é a melhor cidade para fazer negócios na indústria

Lira diz que governo não tem votos para pacote fiscal

Análise: BC tem credibilidade posta em jogo com mercado dividido sobre ritmo de alta de juros