Economia

Vendas de veículos novos no Brasil voltam a recuar em junho

Média de licenciamentos de carros e comerciais leves por dia útil caiu quase 11% ante igual mês do ano passado


	Carros: até sexta-feira, vendas de carros e comerciais leves no Brasil em junho somaram cerca de 236,13 mil
 (Getty Images)

Carros: até sexta-feira, vendas de carros e comerciais leves no Brasil em junho somaram cerca de 236,13 mil (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2014 às 13h55.

São Paulo - As vendas de veículos novos no Brasil em junho voltaram a recuar, com a média de licenciamentos de carros e comerciais leves por dia útil caindo quase 11 por cento ante igual mês do ano passado, segundo revelou uma fonte com acesso a números preliminares de emplacamentos.

Até sexta-feira, as vendas de carros e comerciais leves no Brasil em junho somaram cerca de 236,13 mil unidades, com os emplacamentos sendo influenciados por menos dias úteis, num mês marcado pela Copa do Mundo e pela fraqueza da economia.

O volume vendido corresponde a uma média por dia útil de 12.428 unidades, ante média de 13.920 em junho do ano passado.

Diante do fraco movimento e da representatividade do setor para a composição do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reúne-se com representantes da indústria de veículos nesta segunda-feira e deve anunciar medidas de apoio aos licenciamentos.

A indústria brasileira de veículos, que representa cerca de um quarto do PIB industrial do país, tem derrapado desde o início do ano, diante de fraqueza na confiança dos consumidores, crédito reduzido e crescimento lento da economia.

Além disso, as exportações do setor acumulam queda de 33 por cento no ano até maio, em unidades.

O setor tem ajustado a produção com medidas que incluem antecipação de férias, programas de demissão voluntária e suspensão de contratos de trabalho que já tiveram efeito de redução sobre o número de trabalhadores empregados no setor, em ano eleitoral. Até o final de maio, a produção acumulava queda de mais de 13 por cento sobre o mesmo período de 2013.

Com as vendas de junho até sexta-feira, os licenciamentos em 2014 somam 1,57 milhão de carros e comerciais leves, queda de 8 por cento sobre o mesmo período do ano passado, ante previsão do início do ano do setor de crescimento de cerca de 1 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosVeículosveiculos-utilitariosVendas

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos