Economia

Vendas de veículos novos crescem 7,4% em julho sobre junho

Vendas foram de cerca de 342,3 mil unidades, segundo fonte com acesso a dados preliminares

Apesar da alta na comparativo mensal, licenciamentos de julho corresponderam a uma média por dia útil de 14,88 mil veículos, abaixo da média de 15,9 mil do mês anterior (Getty Images)

Apesar da alta na comparativo mensal, licenciamentos de julho corresponderam a uma média por dia útil de 14,88 mil veículos, abaixo da média de 15,9 mil do mês anterior (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2013 às 11h58.

São Paulo - As vendas de veículos novos no Brasil em julho cresceram 7,4 por cento sobre junho, para cerca de 342,3 mil unidades, informou nesta quinta-feira uma fonte do mercado com acesso a dados preliminares de emplacamentos.

Na comparação com julho do ano passado, quando houve recorde de vendas para o mês, houve queda de 6 por cento no volume de veículos licenciados.

Segundo a fonte, as vendas de carros e comerciais leves somaram 324,37 mil unidades no mês passado, enquanto os emplacamentos de caminhões foram de 15.016 veículos e os de ônibus, de 2.951 unidades.

Apesar da alta na comparativo mensal, ocorrida em meio a um período maior de vendas, os licenciamentos de julho corresponderam a uma média por dia útil de 14,88 mil veículos, abaixo da média de 15,9 mil do mês anterior. Julho teve 23 dias úteis ante 20 em junho.

No acumulado dos primeiros sete meses do ano, as vendas de veículos somam 2,14 milhões de veículos, crescimento de 2,9 por cento sobre o mesmo período de 2012. A expectativa da associação de montadoras de veículos, Anfavea, é de crescimento de 3,5 a 4,5 por cento nas vendas anuais.

A associação de concessionários divulga na sexta-feira dados consolidados de vendas de veículos de julho. Já a Anfavea publica dados oficiais de produção e exportações na próxima terça-feira.

Mais cedo, a pesquisa Índice de Gerentes de Compras do Instituto Markit mostrou que o setor industrial brasileiro teve contração em julho pela primeira vez desde setembro passado. Em junho, houve crescimento de 1,9 por cento, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosÔnibusTransporte públicoTransportesveiculos-utilitariosVendas

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'