Economia

Vendas de veículos devem aumentar entre 2% e 3% em 2017

A Organização Internacional de Fabricantes de Automóveis (OICA) prevê que o total de vendas alcançará 96 milhões de veículos

Carros: em 2016, as vendas a nível global aumentaram 4,7% (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Carros: em 2016, as vendas a nível global aumentaram 4,7% (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A

AFP

Publicado em 8 de março de 2017 às 11h32.

As vendas de veículos em todo o mundo continuarão aumentando em 2017, entre 2% e 3%, mas a um ritmo menor do que em 2016, de acordo com previsões da Organização Internacional de Fabricantes de Automóveis (OICA).

A organização prevê que o total de vendas alcançará 96 milhões de veículos, incluindo 85 milhões de carros (aumento de 3% na comparação com o ano anterior).

Em 2016, as vendas a nível global aumentaram 4,7%, com 93,9 milhões de unidades, e a produção foi de 95 milhões de veículos (+4,5%), de acordo com os números divulgados pela OICA em Genebra, onde acontece o Salão do Automóvel.

Por regiões, as vendas aumentaram na Ásia e Oriente Médio (quase 8%), na Europa (3%) e América do Norte (1,5%), mas registraram queda na América Central e do Sul (-10,2%) e na África (-15%).

Matthias Wissmann, presidente da OICA, organização que reúne 39 federações de montadoras, insistiu na importância do live comércio ante a guinada protecionista dos Estados Unidos com a presidência de Donald Trump e as consequências do Brexit.

"O acesso ao mercado e a retirada de barreiras comerciais são de importância crucial para o crescimento mundial", disse.

Acompanhe tudo sobre:CarrosVeículosVendas

Mais de Economia

Sindicalização cresce pela 1ª vez em uma década e atinge 8,9%

2026 terá avanço da IA, inflação alta e mundo fragmentado, prevê J.P. Morgan

Mudança em mercado de carbono será 'divisor de águas', diz diretor do Itaú BBA

Senado aprova projeto de atualização patrimonial com itens da MP do IOF