Economia

Vendas de material de construção sobem 3,1% em maio

Com o resultado, o avanço no acumulado do ano, de 4,4 por cento, praticamente coincide com a expectativa da Abramat de crescimento

Prédio em construção é refletido em fachada de vidro em São Paulo: segundo o presidente da entidade, resultados positivos dependerá da manutenção dos níveis de emprego e renda (Nacho Doce/Reuters)

Prédio em construção é refletido em fachada de vidro em São Paulo: segundo o presidente da entidade, resultados positivos dependerá da manutenção dos níveis de emprego e renda (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2013 às 08h35.

São Paulo - As vendas de materiais de construção subiram 3,1 por cento em maio em relação a igual período do ano passado, no terceiro resultado mensal positivo consecutivo, afirmou nesta quinta-feira a associação que representa a indústria no país, Abramat.

Com o resultado, o avanço no acumulado do ano, de 4,4 por cento, praticamente coincide com a expectativa da Abramat de crescimento de 4,5 por cento nas vendas de materiais em 2013.

Segundo o presidente da entidade, Walter Cover, o registro de resultados positivos nos próximos meses "dependerá fortemente" da manutenção dos níveis de emprego e renda, além da implementação de políticas públicas que beneficiem o setor. Em relação a abril, as vendas de maio subiram 1,6 por cento.

"Com o mercado imobiliário crescendo menos será preciso acelerar as licitações e execução das obras de infraestrutura de transportes, portos e aeroportos", disse o executivo, em nota.

Na comparação anual, o nível de emprego na indústria de materiais de construção caiu 0,7 por cento em maio, embora tenha subido 0,8 por cento sobre resultado de abril.

A Abramat acrescentou que o setor aguarda o anúncio de novas medidas de desoneração tributária nas esferas federal e estadual, e a redução no custo do gás, "uma importante fonte de energia para vários segmentos da indústria como cerâmica e vidros".

Por segmento, as vendas de materiais básicos em maio cresceram 2,1 por cento sobre um ano antes e 0,5 por cento na comparação com abril. Já as vendas de materiais de acabamento avançaram 5,6 e 3,3 por cento, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:Construção civileconomia-brasileiraIndústriaIndústrias em geralMateriais de construção

Mais de Economia

Explosões em Brasília elevam incertezas sobre pacote fiscal e sobre avanço de projetos no Congresso

Após mercado prever altas da Selic, Galípolo afirma que decisão será tomada 'reunião a reunião'

IBC-Br: prévia do PIB sobe 0,80% em setembro, acima do esperado

Após explosões na Praça dos Três Poderes, pacote de corte de gastos só será anunciado depois do G20