Economia

Vendas de carros na China têm forte queda em fevereiro, com demanda menor e guerra de preços

No mês passado, as vendas de carros de passeio no varejo totalizaram 1,095 milhão de unidades

Apenas as vendas de carros elétricos e híbridos somaram 388 mil unidades em fevereiro, com baixa de 12% na comparação anual (Gilles Sabrie/Bloomberg/Getty Images)

Apenas as vendas de carros elétricos e híbridos somaram 388 mil unidades em fevereiro, com baixa de 12% na comparação anual (Gilles Sabrie/Bloomberg/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 8 de março de 2024 às 10h54.

As vendas de carros na China sofreram forte queda em fevereiro, afetadas pela demanda menor em função do feriado do ano novo lunar e a concorrência mais feroz no maior mercado automotivo do mundo.

No mês passado, as vendas de carros de passeio no varejo totalizaram 1,095 milhão de unidades, representando queda de 21% ante um ano antes e recuo ainda mais forte em relação a janeiro, de 46%, segundo dados da CPCA, como é conhecida a associação chinesa do setor pela sigla em inglês.

A CPCA atribuiu o fraco desempenho à fraqueza na procura por carros antes do feriado do ano novo chinês. Consumidores também estão retraídos após a última rodada de descontos oferecidos pelas montadoras, disse a associação.

Apenas as vendas de carros elétricos e híbridos somaram 388 mil unidades em fevereiro, com baixa de 12% na comparação anual. A americana Tesla entregou 60.365 carros feitos na fábrica em Xangai no último mês, seu pior resultado mensal desde o fim de 2022.

Já as exportações de carros elétricos e híbridos tiveram leve alta de 0,1% em fevereiro ante igual mês de 2023, mas caíram 20% em relação a janeiro. Somente a Tesla exportou 30.224 carros de fabricação chinesa, 4,25% menos do que em janeiro.

As exportações gerais de carros de passeio subiram 18% na comparação anual de fevereiro, a 298 mil unidades.

A CPCA disse esperar forte alta nas vendas e produção de carros em março ante o mês passado, visto que muitas montadoras provavelmente lançarão novos produtos depois do feriado do ano novo lunar.

Medidas oficiais com o objetivo de impulsionar o consumo e reduzir os custos de matérias primas para baterias de carros elétricos também devem contribuir para um bom desempenho em março, acrescentou a associação.

Acompanhe tudo sobre:VendasChinaCarros

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE