Economia

Vendas de carros dos EUA devem subir 8% em maio

Segundo pesquisas, vendas deve se recuperar acima de 15 milhões de veículos em maio


	Concessionária de carros: ritmo anual de vendas vinha ultrapassando 15 milhões de veículos a cada mês desde novembro
 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Concessionária de carros: ritmo anual de vendas vinha ultrapassando 15 milhões de veículos a cada mês desde novembro (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2013 às 13h00.

Detroit - As vendas de automóveis nos EUA em maio devem subir cerca de 8 por cento e o ritmo anual de vendas deve se recuperar acima de 15 milhões de veículos, depois de um resultado decepcionante no mês anterior, disseram dois relatórios de pesquisa, na quinta-feira.

As vendas de carros novos e caminhões em maio devem atingir 1,43 milhão de veículos, enquanto o ritmo anual de vendas está previsto para alcançar 15,2 milhões de veículos, de acordo com um relatório da JD Power and Associates e LMC Automotive, e com um outro da TrueCar.com.

O ritmo anual de vendas vinha ultrapassando 15 milhões de veículos a cada mês desde novembro, antes de cair em abril, conforme as montadoras estrangeiras reportaram resultados fracos e as vendas para clientes comerciais decaíram.

"Esta é a época do ano em que a indústria automotiva prende coletivamente a respiração, uma vez que o passado recente tem lidado com uma desaceleração na demanda de primavera. No entanto, o ritmo atual sugere para irmos a todo vapor adiante para o segundo semestre de 2013", afirmou o vice-presidente sênior da LMC, Jeff Schuster, em um comunicado. "Ventos contrários da economia e do mercado foram minimizados, enquanto a demanda continua a ganhar impulso." As vendas de automóveis são um indicador precoce mensal da saúde econômica. A indústria tem, até agora, se provado mais forte do que a economia geral dos EUA. A idade recorde de carros e caminhões em circulação chegou a mais de 11 anos e uma maior facilidade de crédito levou os consumidores ao mercado.

"A estabilidade na indústria é agora a regra, o que é um ponto positivo para as montadoras, uma vez que resulta na capacidade de otimizar os níveis de produção, melhorando a rentabilidade", disse a analista sênior da TrueCar, Jesse Toprak, em um comunicado.

A indústria está programada para informar os resultados de maio em 3 de junho. Em abril, as vendas subiram 8,5 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEstados Unidos (EUA)IndústriaIndústrias em geralPaíses ricosVeículos

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs