Economia

Vendas de carros batem recorde em abril no país

É o melhor mês da história, com 289,2 mil unidades de automóveis negociadas

A indústria automobilística contratou no primeiro trimestre 3,5 mil trabalhadores e encerrou março com 139,5 mil funcionários (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A indústria automobilística contratou no primeiro trimestre 3,5 mil trabalhadores e encerrou março com 139,5 mil funcionários (Marco de Bari/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2011 às 09h07.

São Paulo - As vendas de veículos no mês passado caíram 5,5% na comparação com março, mas ainda assim este foi o melhor abril da história, com 289,2 mil unidades negociadas. A média diária de vendas subiu 4,4%. Abril teve 19 dias úteis e março, 21, o que mostra um mercado ainda aquecido, mesmo que em ritmo mais lento, apesar das medidas de contenção de crédito anunciadas pelo governo federal desde o fim do ano passado.

Em relação a abril de 2010, as vendas aumentaram 4%. No ano, os licenciamentos somam 1.114,4 milhão de veículos, recorde para o período, com alta de 4,5% em relação ao primeiro quadrimestre de 2010. Desse total, 1,05 milhão são automóveis e comerciais leves, segmento que teve elevação de 3,7% nos negócios. A tendência, na avaliação de analistas, é de estabilização de vendas nos próximos meses.

Com o mercado interno ainda em crescimento e as exportações em lenta recuperação, a indústria automobilística contratou no primeiro trimestre 3,5 mil trabalhadores e encerrou março com 139,5 mil funcionários. O quadro só é inferior ao de 1989, quando as montadoras empregavam 143,6 mil pessoas.

Na semana passada, a General Motors anunciou 250 contratações para a fábrica de São José dos Campos (SP), segundo o sindicato dos metalúrgicos local. Em março, a empresa já havia aberto 1,5 mil novas vagas para criar o terceiro turno de trabalho na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista. Esse cenário também tem levado os trabalhadores a exigirem mais benefícios. Na próxima sexta-feira, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) vai divulgar dados de produção, exportação e emprego. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAutoindústriaCarrosDados de BrasilIndústriaIndústrias em geralVeículos

Mais de Economia

Alckmin entra hoje no terceiro dia de conversas com setores afetados por tarifa de Trump

Índice Big Mac: real está 28,4% subvalorizado e tarifas de Trump já pressionam consumidores globais

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado