Economia

Vendas da indústria de transformação caem 1,35%

Dólar desvalorizado e poucos dias úteis reduziram os resultados de abril

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h31.

As vendas da indústria de transformação recuaram 1,35% em abril em relação ao mês anterior, segundo pesquisa divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o economista da Unidade de Política Econômica da CNI, Paulo Mol, apesar da queda no mês, a tendência para as vendas em 2006 é de alta. "Existe um processo lento e gradual de aumento das vendas. A queda em abril não pode ser considerada uma tendência", afirma.
 
Dados da pesquisa mostram que nos quatro primeiros meses deste ano as vendas cresceram 2,34% em comparação à média dos últimos quatro meses de 2005.
 
Para Mol, abril foi um mês atípico, com apenas 18 dias úteis, o que pode explicar a redução de vendas. "Outro motivo é a taxa de câmbio. O real muito valorizado faz com que aquela parcela do faturamento que é obtida em dólar, quando transformada em real, jogue o faturamento para baixo", explica.
 
Emprego na indústria
 
A pesquisa revelou também que o emprego na indústria cresceu 1% no mês passado, em relação a março. O resultado foi o maior já verificado para um mês de abril desde 2000. Esse é o terceiro mês consecutivo de alta que, segundo a CNI, é decorrente do crescimento da atividade industrial.
 
"Primeiro o empresário aumenta o número de horas trabalhadas  Num segundo momento, vem a contratação", explica Mol, destacando que a rapidez nas contratações foi uma surpresa. "Existe um movimento de contratação e isso é a sinalização de que esse crescimento da economia é robusto. Os empresários só contratam se acreditam que a economia vai crescer", afirma.
 
Com informações da Agência Brasil
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

BC deve manter a taxa de juros em 15% e dar pistas sobre ciclo de cortes

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos