Economia

Vendas do comércio sobem e inadimplência cai em 2009

Registros de inadimplência no SPC recuaram 4,98% em dezembro do ano passado em relação a novembro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

As vendas do comércio em 2009 registraram crescimento e a inadimplência teve queda segundo dados do SPC Brasil, divulgados nesta quarta-feira (6) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. As consultas ao SPC para realização de compras a prazo ou pagamento em cheque cresceram 19,56% em dezembro do ano passado, na comparação com novembro. Em relação ao último mês de 2008, as consultas subiram 5,06%. Com isso, em 2009, as consultas cresceram 3,07%, na comparação com o ano anterior.

O crescimento das consultas reflete um aumento das vendas, já que, para efetivar uma venda a prazo ou uma transação com cheques, o lojista precisa consultar o cadastro do SPC para saber qual a situação de crédito do consumidor.

Os registros no SPC recuaram 4,98% em dezembro do ano passado em relação a novembro e 3,02% ante dezembro de 2008, indicando a queda na inadimplência. Na comparação entre 2008 e 2009, os registros caíram 14,9%.

A redução dos registros no SPC é uma boa notícia, porque cada cadastro desse equivale a um consumidor inadimplente que teve sua dívida protestada pelo lojista.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço