Economia

Venda de veículos em março supera previsões otimistas

São Paulo - As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil totalizaram 353.734 unidades em março, um recorde mensal para a indústria e acima das previsões mais otimistas da indústria, no último mês da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre veículos. O total de unidades comercializadas em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2010 às 17h08.

São Paulo - As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil totalizaram 353.734 unidades em março, um recorde mensal para a indústria e acima das previsões mais otimistas da indústria, no último mês da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre veículos.

O total de unidades comercializadas em março representa um crescimento de 60,09 por cento sobre fevereiro deste ano e um avanço de 30,33 por cento ante março de 2009, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Fenabrave, associação que representa as concessionárias.

Até então, o melhor desempenho mensal para a indústria automotiva brasileira havia sido registrado em setembro do ano passado, quando as vendas ficaram em 308,7 mil unidades.

Segundo a Fenabrave, as vendas de carros, comerciais, caminhões e ônibus no primeiro trimestre somaram 788 mil unidades, expansão de quase 18 por cento sobre igual período de 2009.

Na terça-feira desta semana, a Fenabrave informou que as vendas em março até o dia 29 indicavam para que no mês fechado o setor atingisse 322,5 mil unidades comercializadas. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, projetava vendas ao redor de 310 mil unidades em março.

O governo brasileiro implementou em dezembro de 2008 a redução do IPI sobre veículos, em alguns casos colocando a alíquota em zero, para incentivar as vendas de automóveis em meio à crise econômica global. O incentivo às vendas foi prorrogado algumas vezes e terminou na quarta-feira, 31 de março.

O Brasil foi um dos poucos países do mundo que em 2009 apresentou crescimento das vendas de veículos em todo o mundo.

No ano passado, as vendas no mercado brasileiro somaram o número inédito de 3,141 milhões de unidades, alta de 11,4 por cento sobre 2008, de acordo com a Anfavea, entidade que representa as montadoras no país.

A Anfavea deve divulgar na próxima semana dados de produção e exportação de veículos de março e do primeiro trimestre.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosIndústriaIndústrias em geralVeículosVendas

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'